Estação Terminal Capão Redondo (Linha 5-Lilás) |
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que o governo
fará o chamamento para o leilão de concessão da operação da Linha
5-Lilás do Metrô. A linha tem um trecho operado hoje pelo metrô, que
conecta a região do Capão Redondo a Santo Amaro na zona sul da capital
paulista.
Há um trecho em construção, segundo o governador, "rigorosamente no prazo", que ligará a Linha 5-Lilás à malha nas Estações Santa Cruz, da Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. A Linha 5-Lilás, hoje, é a única na Capital que não tem ligação com as demais linhas do Metrô. A entrega do trecho de ligação tem previsão de ser concluída até 2018.
"Estamos abrindo o edital de concessão e a empresa que ganhar vai operar toda a Linha 5-Lilás, inclusive a parte já concluída e em operação. Toda a Linha 5-Lilás será privada", afirmou o governador, dizendo-se "otimista" com o efeito da medida sobre emprego e melhoria na logística.
O Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse a jornalistas que uma das possibilidades seria exigir como contrapartida da iniciativa privada a construção de uma extensão da linha na outra ponta, em direção à zona sul, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, mas que isso ainda não está definido - nem sequer existe projeto para esse possível trecho.
O governador preferiu não falar em detalhes e disse que as possibilidades estão em aberto. "Vamos verificar qual a melhor modelagem disso. Nós podemos fazer a concessão por mais investimento, em que ganha quem oferecer mais investimento, ou onerosa, em que ganha quem paga mais para o governo."
Alckmin anunciou a concessão como a primeira que será leiloada através de uma plataforma digital lançada ontem (21/07/2015), pelo governo estadual, por meio de um memorando de entendimento assinado com o BID. O objetivo da plataforma, segundo o governo, é dar transparência e agilidade para a realização de concessões e de PPP's. Apesar de ter anunciado o edital para conceder a operação da Linha 5-Lilás, Alckmin não falou em datas ou de um prazo para se definir o modelo do edital.
Questionado, o governador disse que a cessão para iniciativa privada das linhas 15-Prata e 17-Ouro também está em estudo pelo governo.
Há um trecho em construção, segundo o governador, "rigorosamente no prazo", que ligará a Linha 5-Lilás à malha nas Estações Santa Cruz, da Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. A Linha 5-Lilás, hoje, é a única na Capital que não tem ligação com as demais linhas do Metrô. A entrega do trecho de ligação tem previsão de ser concluída até 2018.
"Estamos abrindo o edital de concessão e a empresa que ganhar vai operar toda a Linha 5-Lilás, inclusive a parte já concluída e em operação. Toda a Linha 5-Lilás será privada", afirmou o governador, dizendo-se "otimista" com o efeito da medida sobre emprego e melhoria na logística.
O Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse a jornalistas que uma das possibilidades seria exigir como contrapartida da iniciativa privada a construção de uma extensão da linha na outra ponta, em direção à zona sul, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, mas que isso ainda não está definido - nem sequer existe projeto para esse possível trecho.
O governador preferiu não falar em detalhes e disse que as possibilidades estão em aberto. "Vamos verificar qual a melhor modelagem disso. Nós podemos fazer a concessão por mais investimento, em que ganha quem oferecer mais investimento, ou onerosa, em que ganha quem paga mais para o governo."
Alckmin anunciou a concessão como a primeira que será leiloada através de uma plataforma digital lançada ontem (21/07/2015), pelo governo estadual, por meio de um memorando de entendimento assinado com o BID. O objetivo da plataforma, segundo o governo, é dar transparência e agilidade para a realização de concessões e de PPP's. Apesar de ter anunciado o edital para conceder a operação da Linha 5-Lilás, Alckmin não falou em datas ou de um prazo para se definir o modelo do edital.
Questionado, o governador disse que a cessão para iniciativa privada das linhas 15-Prata e 17-Ouro também está em estudo pelo governo.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo
Imagem: Trilhos Urbanos
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