Criança no Metrô de São Paulo |
Os meios de transporte públicos, como ônibus, trens e Metrô, são utilizados por 71% das crianças e adolescentes da cidade de São Paulo, pelo menos uma vez por semana, segundo pesquisa divulgada na manhã de ontem (23/07/2015) pela Rede Nossa São Paulo.
Dos entrevistados que estudam em escola particular o
número é maior, já que 75% afirmaram utilizar o transporte no mínimo uma
vez por semana. Dos entrevistados, 94% estudam em escola pública e
apenas 6% em instituições pagas.
Ao todo, foram ouvidos 805 crianças e adolescentes de 10 a
17 anos em todas as regiões da cidade. A pesquisa foi realizada entre os
dias 13 e 30/06/2015 e a margem de erro é de 3 pontos
percentuais para mais ou para menos.
Indicadores de referência no quesito transporte e
mobilidade, usados para avaliar os dados da pesquisa, deram as melhores
notas para os itens "ônibus, metrô e trem para te levar onde precisa ou
quer ir" com nota 6,4 e "tempo que você demora para chegar aos lugares"
ficou com 6,3 de nota. Já as tarifas dos transportes públicos tiveram a
pior avaliação com nota 4. Os entrevistados usaram uma escala de 1 a 10,
sendo que 1 significava totalmente insatisfeitos e 10 totalmente
satisfeitos.
Quando o assunto tratado foi Educação, a maior pontuação
ficou para "conhecimento dos professores em relação ao que é ensinado"
com nota 8. Os estudantes de escolas particulares estão mais satisfeitos
coma unidade de ensino, no entanto, são mais críticos em relação ao
mercado de trabalho e a oportunidade de todas as crianças e adolescentes
irem à escola.
Os entrevistados demonstram maior insatisfação com o respeito aos direitos da criança e do adolescente e deram nota de 5,9.
Internet
O celular é o meio mais usado para acessar a internet.
Segundo a pesquisa, o smartphone é utilizado por 76% dos entrevistados.
Outros 52% afirmaram acessar mais a Internet via computador em casa; 4%
na escola e 11% por tablet.
Do total dos mais de 800 jovens entrevistados, 9% dizem
nunca ter usado a internet. Entre as classes C, D e E, 21% nunca
utilizaram a web. Na faixa etária mais jovem, entre crianças de 10 e 11
anos, 21% nunca usaram a rede.
Consumismo
Sobre a relação com o consumo de produtos, 53% das crianças e adolescentes disseram que ficaram chateados "uma vez, alguma vez ou sempre" se não conseguirem comprar ou ganhar algo que viram na propaganda. O desejo de consumo é maior entre as crianças entre 10 e 11 anos de idade, o percentual de insatisfação chega a 58% quando não possuem o produto exibido na publicidade.
Quando questionados "com qual frequência você sente vontade
de comprar um produto que vê na TV ou internet?", 32% disseram que
"sempre" ou "quase sempre" têm vontade de comprar; 38% responderam "às
vezes"; 19%, "raramente"; e 10%, "nunca".
Fonte da Notícia: G1
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário