Composição da Linha 15-Prata na Estação Terminal Vila Prudente |
O trecho de 2,9 quilômetros de monotrilho da Linha 15-Prata
do Metrô - entre as Estações Terminal Vila Prudente e Oratório - deve começar a
operar nos horários de pico até o fim do mês de Junho de 2015, dois meses após o prazo
prometido pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos,
Clodoaldo Pelissioni. Em Março, ele havia dito que o trecho funcionaria
por 12 horas a partir de Abril de 2015.
O monotrilho, que hoje funciona das 9 às 14 horas, passará a
operar das 7 às 19 horas. O funcionamento integral (das 4h40 à
meia-noite) está previsto para começar em Agosto de 2015.
De acordo com o Metrô, a ampliação para 12 horas “depende
da conclusão de testes de comissionamento (sincronização entre os
equipamentos da linha) e ajustes de sinalização e dos trens fornecidos
pela Bombardier”. Para funcionar no horário comercial, é necessário ter
quatro trens habilitados e testados para a operação, mas apenas dois
trens podem levar passageiros.
A companhia ainda afirma que houve atraso do consórcio
responsável pela obra de instalação do sistema de alimentação elétrica, o
que fez o Metrô notificar as empresas pela revisão do cronograma.
Segundo o Expresso Monotrilho Leste, “a Bombardier trabalha
para atender às necessidades do Metrô, mesmo considerando as limitações
de infraestrutura impostas por outras empresas contratadas pela
companhia e que não são de responsabilidade da Bombardier”. Também de
acordo com o consórcio, a decisão de expandir o horário de funcionamento
é de “responsabilidade do Metrô”.
A Linha 15-Prata está em testes há nove meses. Ao fim da
obra - avaliada em mais de R$ 6 bilhões -, terá 17 estações e 16
quilômetros, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, no extremo
leste, e fará integração com a Linha 2-Verde do Metrô. Cada composição
terá capacidade para transportar 1.002 passageiros, a uma velocidade
mínima de 35 km/h. A previsão do governo estadual é de que a instalação
dos trilhos de concreto e a construção das estações terminem em 2017.
Vibrações
Em Março de 2015, o Estado percorreu a Linha
15-Prata. Chamou a atenção a forma como o trem vibra conforme desliza
pelos trilhos. Segundo Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela USP, as composições não devem tremer para
que a linha seja liberada para funcionar nos horários de pico.
“A vibração pode ter sido um dos problemas que precisaram
ser resolvidos para começar a funcionar no horário de pico. Esse
problema pode causar danos sérios tanto para a estrutura quanto para os
vagões.”
Para o especialista, o comissionamento da Linha 15-Prata
demorou muito, e o trajeto entrará em operação comercial “saturado”.
“São Paulo é carente de metrô. Qualquer estação que seja inaugurada ou a
ampliação de trechos e horários de funcionamento acabam atraindo
passageiros que estão há décadas esperando.”
A população da Vila Prudente aguarda com ansiedade o
funcionamento do Monotrilho em horário comercial. “Vai mudar a minha
rotina, porque vou ganhar uns minutos a mais do dia, sem precisar perder
tempo esperando o ônibus”, diz a auxiliar administrativa Cláudia
Santiago, de 49 anos. Ela acredita que o monotrilho permitirá uma
economia de pelo menos 30 minutos em seu tempo de viagem até o trabalho.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo
Imagem de Eduardo Ganança
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