Frota D na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo |
Rogerio Wassermann, da BBC Brasil, em um artigo publicado em Janeiro
de 2013, comparou o Metrô de São Paulo com outros metrôs do mundo. Ele
afirma que o nosso Metrô, ao ritmo médio de expansão anual, precisaria
de mais 172 anos para chegar à atual extensão do Metrô de Londres. E
entre os metrôs latino-americanos, o da Cidade do México, inaugurado em
1969 com 226 km de rede, tem ritmo de expansão maior do que o nosso, com
5 quilômetros a mais por ano. E acrescentava: “O sistema da capital
paulista, inaugurado em 1974, tem hoje 74,3 quilômetros de extensão –
média de expansão de somente 1,91 quilômetros por ano”.
Jornalistas e políticos brasileiros seguem a mesma linha para
criticar a rede do Metrô de São Paulo, considerada muito pequena face à
demanda, e sempre se referem ao Metrô do México como o paradigma a ser
seguido. Eu gostaria de discordar dessa visão, no meu entender errada,
por ser, no mínimo, incompleta.
A cidade do México é uma megalópole com mais de 20 milhões de
habitantes. O seu Metrô tem uma rede de 226 km, com 12 linhas e 195
estações. Foi construído com financiamento do governo francês e
concebido com a mesma tecnologia do Metrô de Paris. A última extensão se
deu em 2012 com a linha 12, a chamada linha dourada, que está
parcialmente interditada por problemas na interface via/material
rodante, apresentando falhas desde a sua inauguração e com riscos de
descarrilamento.
Hoje o sistema transporta cinco milhões de passageiros por dia, 1,6
bilhão por ano, sendo um dos mais frequentados do mundo, atendendo de
maneira relativamente eficiente grande parte da região metropolitana da
capital mexicana. A tecnologia do material rodante é com rodas de pneus
de borracha, exceto nas linhas A e 12. Excluindo a Linha 12, não
operacional, a rede do México ficaria reduzida a 202 km e 175 estações. A
cidade não tem uma ampla rede suburbana de transporte sobre trilhos
como São Paulo. A moderna linha Buenavista-Cuautitlan, que liga a Cidade
do México a quatro municípios da região, foi inaugurada em 2009 – a
primeira em 40 anos. Tem 27 km de extensão e transporta 300 mil
passageiros por dia.
São Paulo conta com três empresas de transporte sobre trilhos. Uma
delas é o Metrô, que possui quatro linhas em operação, 65,9 km de rede,
59 estações e 150 trens. Transportou, no ano de 2013, 1,1 bilhão de
passageiros. O sistema metroviário transporta diariamente cerca de 4,6
milhões de usuários. Outra é a ViaQuatro que opera a Linha 4-Amarela,
com 12,8 km, totalmente automatizada. É uma das mais modernas do mundo e
transporta 700 mil passageiros por dia. Um sucesso. Há também a CPTM,
que tem uma rede de 260 km de extensão, com 6 linhas e 92 estações
operacionais, atendendo a 22 municípios. As linhas estão sendo
modernizadas para terem a mesma qualidade do serviço de metrô. Logo,
logo chega lá. Transporta hoje 2,8 milhões de passageiros por dia.
Assim, a Região Metropolitana de São Paulo conta atualmente com quase
340 quilômetros de vias sobre trilhos e transporta 8 milhões de
passageiros diários.
Esses números desmentem a visão estreita do correspondente da BBC,
que muitos têm ao comparar México com São Paulo. Nosso Metrô, dentro da
rede sobre trilhos integrada, tem uma malha razoavelmente grande. Isso
não significa que a cidade não necessite, com rapidez, de mais linhas em
áreas não atendidas, coisa que, aliás, está sendo feita, verdade seja
dita, a um ritmo que poderia ser bem maior.
Fonte da Notícia: Nosso Transporte Público
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário