Mapa da Linha 4-Amarela atualmente |
A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de Metrô,
completa três anos de operação comercial plena hoje, 16.10.2014. De Outubro
de 2011 a Outubro de 2014, as seis estações da linha (Luz, República,
Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) transportaram mais de 540
milhões de pessoas.
Trafegar pela Linha 4-Amarela tem sido uma experiência positiva para a
maioria deles. A comprovação vem dos números de atendimento da
Ouvidoria da ViaQuatro: das 1.590 manifestações recebidas em média por
mês, em 2014, apenas cerca de 80 referem-se a reclamações. Esse número
representa 0,00047% dos 17 milhões de passageiros transportados
mensalmente.
Mas, para muitos de seus passageiros, a experiência foi especial.
Tornar conhecidas as histórias de alguns personagens dessa trajetória é o
objetivo do projeto Era uma vez... na Linha 4-Amarela, idealizado para
marcar os três anos de operação comercial plena daquela que é
considerada uma das mais modernas linhas de Metrô do mundo.
Projeto Era Uma Vez...
O projeto Era Uma Vez... na Linha 4-Amarela será lançado nesta
quinta-feira, 16 de outubro, com uma série de iniciativas que mostram a
importância do usuário na construção da trajetória de sucesso da
ViaQuatro. Pessoas que, de alguma forma, ajudam a ilustrar que a
política de atendimento da concessionária tem como foco principal a
satisfação de seus clientes usuários.
O resultado desse desafio está em uma coletânea de experiências
marcantes, relatadas no formato de crônicas pela jornalista Laura
Capriglione. Os textos podem ser lidos na íntegra no hotsite
especialmente montado para hospedar essas histórias
(www.viaquatro.com.br/eraumavez). Nesse endereço eletrônico, é possível ainda conhecer um pouco mais sobre o projeto, assistir aos vídeos e conferir a galeria de imagens dos personagens. O link pode ser acessado a partir de 16 de outubro.
Os textos contam histórias como a do engenheiro Ivan, cuja
experiência começou com uma reclamação na Ouvidoria e terminou com uma
contribuição inestimável à mobilidade urbana. Ou o casal de noivos Meyre
e Leandro, que buscava fugir do óbvio na produção de fotos de seu
casamento. Ou, ainda, da jovem Patrícia, que encontrou na Linha
4-Amarela o melhor atalho para o nascimento de seu filho. Finalmente,
pessoas como o irlandês Nigel, que veio ao Brasil para a Copa e voltou
maravilhado com o tipo de atendimento que recebeu por aqui.
Composições da Linha 4-Amarela |
Quem utiliza a Linha 4-Amarela no dia a dia também terá a
oportunidade de conhecer o projeto. Uma exposição de painéis com textos,
fotos e frases dos personagens estará aberta à visitação nas Estações
Luz e Faria Lima, de 16 de outubro a 14 de novembro. No mesmo período,
os monitores de TV instalados nos trens, estações e plataformas também
vão exibir vídeos com animações em formato 3D sobre o projeto Era Uma
Vez.... na Linha 4-Amarela.
Números expressivos
Para transportar mais de 700 mil passageiros por dia útil, os 14
trens da primeira linha de metrô da América Latina a operar de forma
totalmente automatizada percorreram, nesses três anos, mais de 6,6
milhões de quilômetros, equivalente a 17 vezes a distância entre a Terra
e a Lua.
Foram realizadas 682,8 mil viagens de trem, equivalentes a 99,4% das
686,9 mil viagens programadas para o período, resultado que representa
3,7 viagens canceladas por dia. Nos horários de pico, a disponibilidade
dos trens ofertados alcançou índice de 100%.
Embora a operação comercial plena tenha começado em 2011, a
trajetória bem-sucedida da ViaQuatro teve início em 2006, quando foi
celebrado o primeiro contrato de Parceria Público-Privada do país. Além
de conquistar o reconhecimento do público, a primeira empresa privada a
operar uma linha de metrô em São Paulo já foi premiada
internacionalmente graças a seu eficiente modelo de gestão. Em 2013, a
Linha 4-Amarela foi a única do setor de transporte a ser escolhida entre
os melhores projetos de PPP da América Latina e Caribe pelo IFC, entidade financeira ligada ao Banco
Mundial.
Todos esses fatores - o bem-sucedido modelo de gestão do negócio, a
filosofia de atendimento, a tecnologia inovadora, os indicadores de
eficiência e de produtividade da empresa - têm tornado a ViaQuatro
referência internacional. Em 2013, recebeu a visita de mais de dez
delegações do exterior, como Estados Unidos, Holanda, Turquia, França,
Índia, Chile e Peru, interessadas em conhecer a bem-estruturada atuação
da concessionária.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem 1: Wikipedia
Imagem 2: Créditos Reservados ao Autor
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