Fachada da Nova Estação Oratório (Linha 15-Prata) |
O começo da chamada "visita controlada" do monotrilho que liga a Estação Terminal Vila Prudente do Metrô e a Nova Estação Oratório, correu sem maiores problemas na manhã de ontem
O funcionamento parcial (e gratuito, por ora) do monotrilho será nos sábados e nos domingos, das 10h às 15h, e deve ser expandido para toda a semana durante os próximos dois ou três meses, segundo o Metrô, que administra o projeto. Depois desse período, esse trecho deve ser posto em operação plena.
O secretário estadual de transporte metropolitano, Jurandir Fernandes, presente na primeira viagem do trem, elogiou a falta de "surpresas". "Apesar de ser uma tecnologia nova, as muitas horas-teste que fizemos permitiu que não tivéssemos qualquer surpresa", disse. Sobre o atraso da entrega da obra, iniciada em 2010, Fernandes disse que foi por causa do licenciamento ambiental, que não permitiu a derrubada de cerca de 50 árvores na Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, sobre a qual corre a obra, e forçou o Metrô a buscar mais desapropriações. "São as árvores mais caras de São Paulo", afirmou. Durante a inauguração do serviço, as catracas foram liberadas pontualmente às 10h.
O primeiro trem viajou entre 10h06 e 10h09. Há intervalo de 18 minutos entre os trens durante esse período experimental. A integração com a Linha 2-Verde do Metrô ainda está em obras. Houve falhas nas escadas rolantes em ambas estações, que pararam de supetão, mas os funcionários do metrô não souberam explicar o motivo. Técnicos da Thyssen Krupp, responsável pelo equipamento, investigavam as causas.
Usuários gostaram do que viram. "Costumo ir de carro até a Estação Terminal Vila Prudente, mas agora vou poder ir de monotrilho. Esperava isso há muito tempo", diz o comerciante Mohamed Hussein Majdou, 65, que tem uma loja de colchões ao lado da estação Oratório. "Mas ainda não dá para vender o carro." O ajudante-geral Juacaz Marciano da Boa Morte, 57, disse que ficou com medo ao viajar no primeiro vagão, que tem uma ampla janela frontal permite a visão do estreito trilho à frente da composição --sem maquinista. "Mas a gente se acostuma", diz o morador de Itaquera.
O trecho até a Estação São Mateus está previsto para o final de 2015. O traçado completo é entre a Estação Terminal Vila Prudente do Metrô e a Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km. O investimento total previsto é de R$ 6,4 Bilhões.
O funcionamento parcial (e gratuito, por ora) do monotrilho será nos sábados e nos domingos, das 10h às 15h, e deve ser expandido para toda a semana durante os próximos dois ou três meses, segundo o Metrô, que administra o projeto. Depois desse período, esse trecho deve ser posto em operação plena.
O secretário estadual de transporte metropolitano, Jurandir Fernandes, presente na primeira viagem do trem, elogiou a falta de "surpresas". "Apesar de ser uma tecnologia nova, as muitas horas-teste que fizemos permitiu que não tivéssemos qualquer surpresa", disse. Sobre o atraso da entrega da obra, iniciada em 2010, Fernandes disse que foi por causa do licenciamento ambiental, que não permitiu a derrubada de cerca de 50 árvores na Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, sobre a qual corre a obra, e forçou o Metrô a buscar mais desapropriações. "São as árvores mais caras de São Paulo", afirmou. Durante a inauguração do serviço, as catracas foram liberadas pontualmente às 10h.
O primeiro trem viajou entre 10h06 e 10h09. Há intervalo de 18 minutos entre os trens durante esse período experimental. A integração com a Linha 2-Verde do Metrô ainda está em obras. Houve falhas nas escadas rolantes em ambas estações, que pararam de supetão, mas os funcionários do metrô não souberam explicar o motivo. Técnicos da Thyssen Krupp, responsável pelo equipamento, investigavam as causas.
Usuários gostaram do que viram. "Costumo ir de carro até a Estação Terminal Vila Prudente, mas agora vou poder ir de monotrilho. Esperava isso há muito tempo", diz o comerciante Mohamed Hussein Majdou, 65, que tem uma loja de colchões ao lado da estação Oratório. "Mas ainda não dá para vender o carro." O ajudante-geral Juacaz Marciano da Boa Morte, 57, disse que ficou com medo ao viajar no primeiro vagão, que tem uma ampla janela frontal permite a visão do estreito trilho à frente da composição --sem maquinista. "Mas a gente se acostuma", diz o morador de Itaquera.
O trecho até a Estação São Mateus está previsto para o final de 2015. O traçado completo é entre a Estação Terminal Vila Prudente do Metrô e a Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km. O investimento total previsto é de R$ 6,4 Bilhões.
Fonte da Notícia: Folha de São Paulo
Imagem: Metrô
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