Estação Santos-Imigrantes (Linha 2-Verde) |
A Alstom procurou funcionários do Metrô para mudar uma
licitação da Linha 2-Verde de São Paulo e incluir uma estação que não
estava prevista na concorrência original, indica e-mail de um diretor da
múlti francesa. Segundo o Jornal Folha de S.Paulo, 12 dias depois da
mensagem, a licitação foi publicada com alterações em termos similares
ao que a Alstom queria. A licitação foi aberta em 2004 e previa o trecho
entre as Estações Ana Rosa e Santos-Imigrantes da Linha 2-Verde. Em dezembro, porém,
a estatal anunciou o adiamento da entrega das propostas para 12 de Jjaneiro de 2005.
Após o adiamento, o então diretor da Alstom Wagner
Ribeiro enviou e-mail ao colega Paulo Borges em 3 de janeiro de 2005
para contar que buscara funcionários do Metrô para adequar a licitação
aos interesses da empresa. Três dias depois, o Metrô anulou a
concorrência alegando razões técnicas e econômicas. A estatal lançou
novo edital alterando o projeto inicial no dia 15 de janeiro de 2005,
contemplando as pretensões da Alstom e incluindo a estação Alto do
Ipiranga. O primeiro edital e a mudança surgiram no governo de Geraldo
Alckmin (PSDB). De acordo com a Folha de S.Paulo, o valor do orçamento
subiu de R$ 115 milhões para R$ 136 milhões, em valores da época.
O Metrô nega que tenha havido influência externa e que a
primeira concorrência foi cancelada porque um decreto estadual
"declarou de utilidade pública os imóveis necessários à implantação da
estação Alto do Ipiranga. À Folha de S. Paulo, a Alstom afirma que "não
concluiu a avaliação da integralidade dos autos do processo, de modo que
não tem condições de se manifestar quanto às acusações".
Fonte da Notícia: Portal Terra/Folha de São Paulo
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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