No momento em que se depara com alguma falha no Metrô, é muito comum
ouvir passageiros questionando sobre o funcionamento do transporte
durante a copa do mundo. Sendo contra ou a favor do mundial de futebol,
uma coisa é certa: A cidade vai receber muitos turistas, que a grosso
modo vão fazer girar a economia. Claro que a cidade sempre deveria estar
preparada para a mobilidade de seus moradores, mas este texto visa
apenas discutir a locomoção neste cenário do evento.
Não só pela copa, mas recentemente São Paulo foi eleita como melhor
destino turístico do País, segundo o prêmio Travelers’ Choice Destinos
2014, promovido pelo site de viagens TripAdvisor. Para chegar a esta
afirmação, o site levou em conta a qualidade e quantidade de avaliações
dos hotéis, atrações e restaurantes ao longo de 12 meses.
Voltando ao foco principal deste artigo, nosso sistema de transporte
esta preparado para receber o turista? Listamos aqui 5 fatores que podem
confundir os viajantes:
1 - Mapas desatualizados, ou inexistentes
Quem anda de Metrô não vai demorar muito para se deparar com algum
mapa da rede metroferroviária que conste a Linha 10-Turquesa da CPTM
como destino à estação da Luz. Porem já fazem alguns anos que o ramal
tem como seu ponto final, o Brás. Este é apenas um exemplo. Se
analisarmos os mapas da CPTM, a coisa fica pior. A SPTrans então, a
grande maioria das paradas de ônibus sequer possuem um aviso com as
linhas que passam naquele ponto. Horários? Esquece! No caso do Metrô, a
empresa diz que esta trocando os mapas gradativamente, mas não da
prazos.
2- Sinal 3g ruim no Metrô
Já experimentou usar a internet do seu celular no Metrô? Não importa a
operadora tão pouco o pacote de dados que você compra. Existem muitos
pontos que o sinal é simplesmente inexistente. O Metrô afirma que não é
de sua responsabilidade disponibilizar o sinal, e que este serviço é
obrigação das operadoras. E as operadoras o que dizem? Bem, elas tem
muito que explicar, já que este tipo de empresa sempre esta no topo do
ranking de reclamações divulgados pelo Procon.
3- Comunicação bilíngue defasada
Não existe qualquer indicação, aviso ou rota em outra língua no
sistema de ônibus paulistano. Já a identidade visual do Metrô, ainda que
tenha um festival de modelos, alguns são dotados de avisos em inglês,
mas não todos. Já os avisos das próximas estações, nenhum deles é
anunciado em outra língua, assim como é feito pelo Metrô do Rio. Isso
também vale para a CPTM. O Metrô disponibiliza um agente da estação que
tenha competência para se comunicar em Inglês. Mas será que todos sabem
disso?
4 – Lotação
Na certa, quando leu o título desta postagem, deve ter pensado nesta
questão. E sim, é uma realidade! Ainda que outros países que sediaram a
copa do mundo também apresentam este problema, ainda que outros sistemas
de metrô também são cheios me horário de pico, nosso sistema é lotado.
Tome como exemplo a linha 3-Vermelha do Metrô, uma das mais carregadas
do mundo. No entanto, a prefeitura estuda decretar feriado no dia dos
jogos. Quem bom, para os turistas!
5 – Sem ligação com aeroporto por trilhos
Antiga promessa do atual Governador Geraldo Alckmin que era para
estar pronta na década passada, e que teve as obras iniciadas a poucos
meses, a ligação do aeroporto internacional de Guarulhos com sistema
metroferroviário não estará disponível para a copa do mundo. Estamos
falando da Linha 13-Jade da CPTM. Também o Monotrilho da Linha 17-Ouro
só deve ter início das operações só depois do ano que vem. Lembrando que
em muitas outras cidades é comum a ligação metroviária ou ferroviária
com os aeroportos.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário