Frota M do Metrô é a Monotrilho da Linha 15-Prata |
O Governador Geraldo Alckmin anunciou na dia 14.03.2014, que a entrega do primeiro sistema de monotrilho da capital paulista
não ocorrerá em março, conforme anunciado no início do ano. Agora, a
inauguração da Linha 15-Prata, na zona leste, só deve ocorrer em Maio de 2014 --
originalmente, seria em janeiro, o que não se concretizou. E o
funcionamento ocorrerá de um jeito bastante limitado, em forma de
"visitas" dos passageiros apenas aos finais de semana.
Segundo
o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco,
houve atraso em relação ao cronograma e a empresa responsável pela
construção dos trens do ramal, a canadense Bombardier, está sendo
multada.
"Agora, é um trem novo, que nunca
tinha sido desenvolvido, é a primeira vez que se faz um trem desse
tamanho." No Brasil, o monotrilho, que terá capacidade para mil pessoas
(o maior do mundo), só tem o trecho de 2,9 km entre as Estações Vila
Prudente e Oratório para ser testado.
"O grande
problema de Vila Prudente e Oratório não diz respeito à obra civil, diz
respeito às questões do trem, que é novo, que está sendo desenvolvido
pela primeira vez.
Nunca a Bombardier fez um
trem dessa magnitude. Hoje, só temos três trens entregues pela
Bombardier no pátio, então, não dá para operar.
Ainda
não foram feitos testes suficientes, então, por uma questão de
segurança, e temos discutido muito isso com a Bombardier, não adianta
termos uma precipitação de colocar em operação assistida um equipamento
que é moderno, novo, mas que ainda não tem a quantidade de testes
necessária para se ter segurança", disse Pacheco durante evento na sede
da Prefeitura de São Paulo.
Sobre o início do
funcionamento das duas primeiras estações da Linha 15-Prata, remarcado
para maio, o dirigente esclareceu que, diferentemente do que ocorre no
restante do Metrô, as composições só estarão disponíveis aos passageiros
aos sábados e domingos.
"Não estamos nem
querendo chamar mais de operação assistida. No caso lá, inclusive, estou
chamando de visita controlada, que provavelmente o regime de operação
na fase inicial vai ser mais no final de semana, do que no regime como
está (a Estação Adolfo Pinheiro) na Linha 5 (que só abre em dias
úteis).
Porque precisamos de muito tempo ainda
para testar, então, a ideia é que lá seja uma visita controlada aos
finais de semana, de tal maneira que a Bombardier possa ter o sistema
durante a semana para testes."
Quando a Linha
15 estiver toda pronta, nos próximos anos, ligará a região da Vila
Prudente à Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km de extensão. Ela
custará R$ 6,4 bilhões.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo
Créditos da Imagem Reservados ao autor
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