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| Frota M do Metrô é a Monotrilho da Linha 15-Prata | 
O Governador Geraldo Alckmin anunciou na dia 14.03.2014, que a entrega do primeiro sistema de monotrilho da capital paulista 
não ocorrerá em março, conforme anunciado no início do ano. Agora, a 
inauguração da Linha 15-Prata, na zona leste, só deve ocorrer em Maio de 2014 --
 originalmente, seria em janeiro, o que não se concretizou. E o 
funcionamento ocorrerá de um jeito bastante limitado, em forma de 
"visitas" dos passageiros apenas aos finais de semana.
Segundo
 o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, 
houve atraso em relação ao cronograma e a empresa responsável pela 
construção dos trens do ramal, a canadense Bombardier, está sendo 
multada. 
"Agora, é um trem novo, que nunca 
tinha sido desenvolvido, é a primeira vez que se faz um trem desse 
tamanho." No Brasil, o monotrilho, que terá capacidade para mil pessoas 
(o maior do mundo), só tem o trecho de 2,9 km entre as Estações Vila 
Prudente e Oratório para ser testado.
"O grande
 problema de Vila Prudente e Oratório não diz respeito à obra civil, diz
 respeito às questões do trem, que é novo, que está sendo desenvolvido 
pela primeira vez. 
Nunca a Bombardier fez um 
trem dessa magnitude. Hoje, só temos três trens entregues pela 
Bombardier no pátio, então, não dá para operar. 
Ainda
 não foram feitos testes suficientes, então, por uma questão de 
segurança, e temos discutido muito isso com a Bombardier, não adianta 
termos uma precipitação de colocar em operação assistida um equipamento 
que é moderno, novo, mas que ainda não tem a quantidade de testes 
necessária para se ter segurança", disse Pacheco durante evento na sede 
da Prefeitura de São Paulo.
Sobre o início do 
funcionamento das duas primeiras estações da Linha 15-Prata, remarcado 
para maio, o dirigente esclareceu que, diferentemente do que ocorre no 
restante do Metrô, as composições só estarão disponíveis aos passageiros
 aos sábados e domingos.
"Não estamos nem 
querendo chamar mais de operação assistida. No caso lá, inclusive, estou
 chamando de visita controlada, que provavelmente o regime de operação 
na fase inicial vai ser mais no final de semana, do que no regime como 
está (a Estação Adolfo Pinheiro) na Linha 5 (que só abre em dias 
úteis). 
Porque precisamos de muito tempo ainda
 para testar, então, a ideia é que lá seja uma visita controlada aos 
finais de semana, de tal maneira que a Bombardier possa ter o sistema 
durante a semana para testes."
Quando a Linha 
15 estiver toda pronta, nos próximos anos, ligará a região da Vila 
Prudente à Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km de extensão. Ela
 custará R$ 6,4 bilhões.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo 
Créditos da Imagem Reservados ao autor

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