O novo sistema de sinalização que está sendo implantado nas linhas
1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha só deve ser concluído em 2015. Em 2008, O
Metrô de São Paulo assinou um contrato com a empresa Alstom por mais de
R$ 700 milhões, valor não corrigido, entretanto o serviço até hoje não
foi finalizado, onde deveria estar pronto em 2012. Apenas na linha 2, a
nova tecnologia funciona entre Vila Prudente e Sacomã em todos os dias, e
na linha completa até Vila Madalena aos domingos.
O CBTC, sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em
Comunicação, resultaria em 20% a mais de trens para o sistema, diz o
diretor do Metrô, Mário Fioratti Neto ao jornal “Folha de São Paulo”. Na
linha 3, por exemplo, o intervalo deve ser reduzido de 105 para 90
segundos.
Sobre o atraso, a companhia afirma ter aplicado multas à Alstom e que
tenta resolver a situação com a mediação de um comitê de arbitragem,
tipo de conciliação sem recorrer à Justiça. De acordo com o diretor, a
estratégia foi implantá-lo primeiro em uma linha de menor movimento para
depois adaptá-lo às demais. Após finalização da implementação do
sistema no ramal verde, ele deve ser inserido nas linhas 1 e depois na
3.
A Linha 4-Amarela já conta com a nova funcionalidade. Os ramais 5-Lilás e 15-Prata devem ter também a funcionalidade.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
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