Frota K do Metrô de SP. Créditos Reservados ao Autor |
O
trem que apresentou falha na Linha 3-Vermelha do Metrô dia 04.02.2014 pertence à Frota
K e foi o mesmo que descarrilou em agosto de 2013, perto da estação
Barra Funda, segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de São
Paulo , Altino de Melo Prazeres. Procurado, o Metrô não se manifestou
até por volta de meio-dia de ontem
Na terça-feira, o problema começou por volta das 18h, quando uma composição apresentou falha na estação Sé, afetando a circulação da linha no horário de pico. Após a falha, o botão de emergência começou a ser acionado em vários trens. Como alguns passageiros, começaram a caminhar na via, o Metrô teve que cortar o fornecimento de energia e, consequentemente o ar condicionado. Ao todo, sete botões foram acionados, o que gerou um “efeito cascata”, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e travou a linha por cerca de 5 horas.
Na terça-feira, o problema começou por volta das 18h, quando uma composição apresentou falha na estação Sé, afetando a circulação da linha no horário de pico. Após a falha, o botão de emergência começou a ser acionado em vários trens. Como alguns passageiros, começaram a caminhar na via, o Metrô teve que cortar o fornecimento de energia e, consequentemente o ar condicionado. Ao todo, sete botões foram acionados, o que gerou um “efeito cascata”, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e travou a linha por cerca de 5 horas.
“O
problema [que provocou o tumulto] foi com o K-07, que é o mesmo trem
que descarrilhou em agosto de 2013. Esse trem faz parte da frota K. Todo
mundo sabe que pode dar problema. O Metrô estava trabalhando na sorte. O
sindicato tinha advertido que, particularmente em horário de pico,
poderia dar problema em cadeia”, afirmou o presidente do sindicado ao G1 .
Quando
ocorreu o problema na estação Barra Funda, em 2013, os trens circularam
em via única e os passageiros foram retirados pela passarela de
emergência.
De
acordo com o presidente do sindicato, os trens da frota K têm
apresentado falhas frequentes. Em um relatório produzido entre 10 de
outubro e 9 de novembro de 2013, foram registrados 696 problemas em sete
trens reformados. Desses, mais de 300 dessas falhas ocorreram nesse
trem K-07.
Grupos organizados
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, atribuiu o tumulto a "grupos organizados" . Porém, reconheceu, nesta quarta, a dificuldade para identificar quem teria encabeçado a ação. "Todo esse movimento é difuso, não há uma liderança. O que se percebe é que algumas pessoas incitaram com palavras de ordem, na Praça da Sé, que todos os usuários pulassem para a linha e tocaram fogo em um túnel entre a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro", disse.
Para
Altino de Melo Prazeres, o secretário deveria ter reconhecido o
problema. “Ele tentou mudar o foco e jogar a culpa para uma parte da
população. Teve um problema no trem, que não surgiu do acaso. Ele já foi
denunciado pelo sindicado ao Ministério Público. Esses trens passaram
por uma reforma muito ruim. Ele devia ter reconheço o problema da frota K
e anunciar um investimento pesado”, afirmou.
Investigação
O Ministério Público investiga um contrato para reforma de 98 trens do Metrô de São Paulo. a promotoria cobrou que as empresas contratadas para a reforma devem pagar R$ 800 milhões de prejuízo que causaram aos cofres públicos por causa de uma suposta formação de cartel e da falta de competição em licitações. Caso o pagamento não seja feito, o MP deve entrar com ação contra as empresas. Dia 31.01.2014, o Metrô anunciou a suspensão por 90 dias dos contratos de reforma de 98 trens das linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha).
Fonte da Notícia: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário