Equipes de planejamento do Metrô e da CPTM constantemente elaboram
projetos de linhas futuras na região metropolitana de São Paulo, sempre
dividindo a projeção de 5 em 5 anos, ou de década em década.
Recentemente divulgamos aqui no Via Trolebus um mapa que previa
extensões da malha metroferroviária, porem algumas alterações foram
feitas.
Tal estudo é intitulado “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e
Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo”
elaborado com o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e
Desenvolvimento (Banco Mundial) e do Japan Bank for International
Cooperation (JBIC). O documento prevê ações necessárias para que o
transporte metropolitano possa obter um equilíbrio, ou seja, para que
não haja concentrações muito grandes de passageiros em uma única linha. O
desenho das linhas são feitos a partir da pesquisa origem/destino feita
pelo metrô.
A rede futura que será relatada nesta série com base nas informações
da secretaria de transportes metropolitanos, prevê 14 linhas de Metrô e
mais 14 linhas da CPTM. Lembramos que estes dados estão em constantes
mudanças, então é natural que com o passar dos anos existam alteração no
traçado.
Na projeção são previstas linhas circulares, que segundo o documento,
são importantes para reduzir o trafego no centro expandido da capital
paulista, além de ajudarem a reduzir o grande movimento das estações
centrais, tais como Sé, Luz e Brás. A Linha 23-Magenta, que ligará a Lapa até a
Dutra, contribuirá para o chamado metroanel.
Então juntamente com a Linha 23-Magenta, a Linha 2-Verde que vai seguir
até a Dutra, a Linha 20-Rosa, e Linha 5-Lilás, formaram o anel.
Não é relatado no estudo, mas muito se comenta que a estrutura
montada com tais linhas contribuiria para um futuro pedágio urbano. A
linha 23-Magenta é prevista para estar em operação em meados de 2030.
NOSSA EQUIPE DESEJA A TODOS UM FELIZ E PRÓSPERO 2014
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