A Linha 4 – Amarela do
metrô de São Paulo, administrada pela concessionária ViaQuatro, passou a
veicular nesta terça-feira anúncios no sistema de som dentro dos
vagões. Entre os avisos de paradas, uma gravação chama a atenção dos
passageiros para uma ação de merchandising de uma empresa de cosméticos.
Questionado pela reportagem do site de Veja, o governo de São Paulo
decidiu apurar o caso e promete punir a ViaQuatro.
A
propaganda foi gravada em voz feminina bastante similar à voz oficial
da ViaQuatro, que informa o nome da estação antes de o trem chegar à
plataforma. O anúncio é veiculado a cada parada dos trens, sempre antes
do aviso com o nome da estação seguinte. O spot sugere que o passageiro
desça na Estação da Luz, onde a empresa faz promoção de produtos de
beleza, independentemente de onde o trem esteja passando no momento.
"Atenção
passageiros. Desembarque na Estação Viva Linda com O Boticário e
descubra como a beleza pode transformar o seu dia. De 1º a 5 de outubro
na Estação da Luz", diz ao áudio da propaganda.
Depois
de questionada sobre o spot publicitário, a Secretaria Estadual de
Transportes Metropolitanos determinou que a concessionária retire a
propaganda do sistema de sons. Em nota, a pasta afirmou que a Via Quatro
não submeteu a propaganda à avaliação do governo paulista e que "não
autorizou a ViaQuatro a veicular inserções publicitárias por meio do
sistema de som dos trens". "O contrato de concessão disciplina o uso de
espaços e outras mídias para campanhas publicitárias, que sempre
dependem de aprovação prévia do poder concedente", diz a nota. "Um
processo administrativo foi aberto para apurar a ocorrência e determinar
a punição da concessionária."
A
compra dos espaços publicitários é negociada diretamente com o setor
comercial da ViaQuatro. A comercialização de anúncios nas estações e nos
vagões da Linha 4 - Amarela tem aumentado. A concessionária abriu lojas
e quiosques, por exemplo, na Estação Pinheiros, que é compartilhada com
a CPTM. Dentro dos vagões,
a ViaQuatro colocou adesivos nos vidros dos trens – atualmente com
campanhas sobre programas de TV. Mas esta foi a primeira vez que a
propaganda chegou ao sistema sonoro.
Alertas
– O sistema de sons do Metrô é usado para avisar aos passageiros que
estão dentro dos vagões qual será a próxima parada da linha. Ele também é
usado, pelos maquinistas que conduzem os trens, para dar orientações
sobre paralisações de emergência, falta de energia nos trilhos, reduções
de velocidade e outros problemas operacionais.
O
sistema costuma veicular apenas campanhas de cunho informativo e
educacional, como pedidos de respeito ao uso dos assentos preferenciais
para idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Também emite alerta para que passageiros não bloqueiem o fechamento das
portas e ocupem espaços no corredor dos vagões, liberando a região das
portas para entrada. Na ViaQuatro, como os trens não são tripulados, o
sistema repete uma gravação.
Inovação
– Especialistas em transportes ouvidos pela reportagem disseram que não
conhecem outro metrô em todo o mundo que veicule publicidade no sistema
sonoro dentro dos vagões. Eles têm visões diferentes sobre o assunto,
mas todos defenderam que o sistema seja usado prioritariamente para dar
informações ao passageiro e de forma adicional para comunicar sobre
serviços públicos existentes nas proximidades das estações, como museus e
postos de polícia – o que não ocorre atualmente no metrô de São Paulo.
"Quando
o metrô começou a funcionar em São Paulo, era proibido ter qualquer
tipo de propaganda. É uma prática que se tornou comum com o passar dos
anos, mas na minha visão, isso é uma questão mais do que contratual.
Você tem que ter bom senso na hora de colocar uma publicidade desta",
disse Horácio de Augusto Figueira, mestre em Transportes pela USP. "No caso dessa publicidade específica,
deveria ser o inverso. A próxima estação deveria ser anunciada antes e
depois ter um complemento da informação. Você também não coloca uma
publicidade de uma estação que está muito a frente. Se você inserir a
publicidade, o ideal seria que você informasse entre o caminho da
estação anterior e ela. Se falasse algo que está acontecendo na próxima
estação até que tudo bem, mas dessa forma dá um nó na cabeça das
pessoas."
Para
Luiz Célio Bottura, engenheiro consultor em transporte e ex-ombudsman
da CET, os spots são apenas uma
maneira de lucro encontrada pela ViaQuatro. Ele defende que o sistema de
sons dentro dos vagões seja reservado a informações úteis aos
passageiros: "Eu não faria esse tipo de publicidade. É uma maneira que a
Linha 4 - Amarela está inventando para ganhar dinheiro. Floreando uma
informação que deve ser clara e objetiva. Na minha visão, a publicidade
pode existir quando não confunde a cabeça das pessoas, e esta acaba
atrapalhando".
O
consultor de tráfego Flamínio Fichmann entende que a veiculação de
informações no sistema de transportes deveria ser incentivada no Brasil.
"Eu gosto muito do sistema de informação dos metrôs e ônibus e acho que
o Brasil explora muito pouco isso. Em outros lugares do mundo, enquanto
os passageiros esperam o próximo trem, uma projeção na parede informa o
clima, a situação do metrô e alterna com algumas publicidades", diz
Fichmann. "Eu acredito que isso não causa nenhum conflito e que as
pessoas não tenham nenhum problema de entendimento. É possível conviver
com as duas informações."
Falha
- A ViaQuatro disse, em nota, que a campanha publicitária divulgada
nesta terça-feira foi veiculada "equivocadamente". Segundo a empresa, o
áudio com a propaganda estava em fase de testes. "A concessionária
esclarece que o impacto sonoro da mensagem estava sendo testado em
apenas um dos trens da linha, em ambiente interno e fora da operação
comercial. Por uma falha técnica/operacional, o aviso permaneceu no
sistema de áudio dos trens que entraram em circulação", disse.
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