Fachada da Nova Estação Oratório (Linha 15-Prata) |
Serão inauguradas em Janeiro de 2014 as duas primeiras estações da Linha
15-Prata do Metrô, Monotrilho que fará a ligação da Linha 2-Verde com a Zona Leste da Capital. Além do terminal
Vila Prudente, será aberta a Estação Oratório, que fica a cerca de três
quilômetros de distância da divisa com São Caetano e Santo André. O
primeiro trecho liberado para os usuários terá 2,9 quilômetros.
O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, informa que, nos primeiros meses, o ramal funcionará em operação assistida, com horário reduzido e sem abertura nos fins de semana. Até dezembro do ano que vem, deverão ser inauguradas outras duas estações, chegando até o Jardim Planalto. O investimento total para a linha, que terá 18 paradas e 26,6 quilômetros, é de R$ 5,5 bilhões. O modal terá capacidade para receber 48 mil passageiros por hora em cada sentido. O intervalo aproximado entre trens será de 90 segundos.
Em agosto, o Governador Geraldo Alckmin anunciou outra expansão para a Linha 15-Prata. O objetivo é fazer com que o sistema chegue até a Estação Ipiranga, da CPTM. Lá, será possível fazer conexão com a Linha 10-Turquesa. A nova opção de baldeação deve desafogar a demanda na estação Tamanduateí, de onde é possível acessar a Linha 2-Verde. Não foi dado prazo para que a expansão seja concluída.
Também estão em obras atualmente as Linhas 17-Ouro, que também será operada por Monotrilho; 5-Lilás, que será expandida do Largo 13 até a Chácara Klabin; e 4-Amarela, que deverá ganhar até o ano que vem cinco novas estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.
O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, informa que, nos primeiros meses, o ramal funcionará em operação assistida, com horário reduzido e sem abertura nos fins de semana. Até dezembro do ano que vem, deverão ser inauguradas outras duas estações, chegando até o Jardim Planalto. O investimento total para a linha, que terá 18 paradas e 26,6 quilômetros, é de R$ 5,5 bilhões. O modal terá capacidade para receber 48 mil passageiros por hora em cada sentido. O intervalo aproximado entre trens será de 90 segundos.
Em agosto, o Governador Geraldo Alckmin anunciou outra expansão para a Linha 15-Prata. O objetivo é fazer com que o sistema chegue até a Estação Ipiranga, da CPTM. Lá, será possível fazer conexão com a Linha 10-Turquesa. A nova opção de baldeação deve desafogar a demanda na estação Tamanduateí, de onde é possível acessar a Linha 2-Verde. Não foi dado prazo para que a expansão seja concluída.
Também estão em obras atualmente as Linhas 17-Ouro, que também será operada por Monotrilho; 5-Lilás, que será expandida do Largo 13 até a Chácara Klabin; e 4-Amarela, que deverá ganhar até o ano que vem cinco novas estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.
Fonte
da Notícia: Diário do Grande ABC
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