O Idec alerta que o
passageiro de transporte público é também consumidor e pode e deve
exigir segurança, conforto e informação clara, como em qualquer outro
serviço. Na semana da mobilidade, quando discute-se a multimodalidade
como forma de reduzir o caos das grandes cidades, é importante que seja
ressaltada a falta de estrutura do transporte público para atender à
demanda da população, com a qualidade necessária, que possibilite que
mais pessoas deixem o carro em casa, ou que seus usuários diários possam
ter mais tranquilidade e confiança no seu uso.
Quem depende do transporte público não tem garantido seu direito de
locomoção dentro dos padrões de qualidade mínimos. Por isso, o Idec
orienta o consumidor que ele pode pedir a passagem de volta, sempre que
não tiver realizado a viagem a contento. O artigo 22 do CDC (Código de
Defesa do Consumidor) determina que os serviços públicos devem ser
prestados de for ma adequada, eficiente e segura, sejam eles operados
diretamente pelo órgão público ou por uma empresa concessionária ou
permissionária.
O Idec acredita que a mobilização de cada passageiro em exigir esse
direito seria uma importante pressão social aos órgãos públicos e
privados responsáveis.
Há uma semana, o Idec colocou uma enquete no ar, que demonstrou que mais
de 80% das pessoas que participaram não sabiam que tinham esse direito.
O pesquisador do Idec João Paulo Amaral, contudo, orienta que, por mais
que no primeiro momento não consiga ter seu bilhete de volta, o
consumidor pode entrar em contato por telefone, ou internet, para
relatar seu problema, e, caso o problema não seja resolvido, levar a
reclamação ao Procon ou Juizado Especial Cível.
Pesquisa do Idec sobre transporte público
Como parte da mobilização pelo transporte público de qualidade, o Idec
iniciou uma primeira fase de pesquisas, que avaliou o transporte
público, com relação a cada ponto que infringe o CDC e também os
regulamentos do metrô e ônibus de São Paulo e Belo Horizonte e
relacionou 146 irregularidades.
O Idec avaliou a qualidade dos ônibus e do metrô em São Paulo (SP) e em
Belo Horizonte (MG) e constatou que, sim, há muitos problemas, como
superlotação, atrasos e falta de informações sobre o itinerário -
situações a que os passageiros já estão "habituados", mas que
representam desrespeito aos seus direitos.
A pesquisa foi feita em oito trajetos de metrô e 10 de ônibus de cada
cidade . "Essas duas capitais foram escolhidas para a primeira etapa da
pesquisa porque são uma das regiões metropolitanas de maior densidade
demográfica que possuem as duas modalidades de transporte público
analisadas: ônibus e metrô. Além disso, elas estão entre as cinco
cidades com maior extensão de metrô e com maior frota de ônibus do
país", explica João Paulo Amaral, responsável pelo levantamento. Outras
cidades serão avaliadas no ano que vem.
Entre os principais problemas, em Belo Horizonte, o passageiro de ônibus
enfrenta uma situação de grave irregularidade, pois a forma de condução
dos motoristas coloca a segurança do passageiro em risco. Em São Paulo,
destaca-se a má estrutura dos pontos de ônibus e a falta de informação
sobre linhas e horários. No metrô de São Paulo as principais
irregularidades foram a superlotação e o tempo de espera do trem. Em
Belo Horizonte, os principais problemas são a falta de informação e o
tempo de viagem. "De forma geral, nas quatro modalidades de transporte
existe pouca informação sobre os direitos dos usuários de transporte
público", finaliza o pesquisador.
Fonte da Notícia: Idec
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