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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Até operadoras de celular travam no Metrô de São Paulo

O texto começa com uma pergunta de fácil resposta: quem nunca teve algum tipo de problema com alguma operadora de telefone celular? Pois é. Pessoas físicas, pessoas jurídicas e até o Metrô enfrentam este calvário quando o assunto é telefonia. Principalmente a celular.

O Metrô de São Paulo criou dois sistemas de envio de torpedo que aumentariam ainda mais a qualidade do serviço prestado ao usuário. Mas infelizmente o Metrô não é responsável por transmitir tais informações, cabendo a uma operadora contratada para executar tal serviço.

Os serviços de “SMS Denúncia” e “Direto do Metrô” nem sempre podem ser confiáveis. E este texto vai tentar explicar o por que.

Tratando-se sobre o “SMS Denúncia”, ao ver alguma coisa errada acontecendo dentro dos carros (comércio irregular, por exemplo) o Usuário manda o SMS que teoricamente deveria ser entregue quase que instantaneamente no número do Metrô. Teoricamente. Isso nem sempre acontece. E por quê? Por que a tecnologia do SMS por mais segura e rápida que seja ela não funciona bem no Brasil. Quantas vezes você mandou um SMS para alguém e a pessoa afirmou não ter recebido ou ter recebido bem depois? Com o Metrô, infelizmente acontece igual. E novamente, é bom frisar: não é de responsabilidade ou culpa do Metrô o pronto atendimento do seu SMS. O Metrô atende prontamente o seu SMS quando ele é entregue da forma que deveria.

Falando a respeito do serviço “Direto do Metrô”, quando o CCO detecta que uma falha em uma das linhas que pode vir a afetar muito o sistema (falha esta que, por padrão, vai ultrapassar 5 minutos para ser resolvida), um SMS é disparado para avisar a todos os telefones cadastrados no serviço que a falha está acontecendo. Deveria funcionar, mas novamente, por causa da péssima qualidade do serviço de telefonia prestado no Brasil, isso não acontece. E você pode receber o SMS de aviso de falha até muitas horas depois. E isso, novamente, também não é de responsabilidade do Metrô.

Em ambos os casos, seja no seu envio ou no envio de SMS por parte do Metrô temos um impasse: como melhorar o serviço de SMS de forma geral e também querer que o serviço prestado do Metrô seja melhorado? Simples: reclamando com as operadoras. Pressionando e pressionando para que estas empresas melhorem o serviço da rede SMS. Segundos pesquisas recentes, com o whatsapp e outros aplicativos de comunicação instantânea que utilizam a rede de dados das operadoras, o SMS atualmente quase não é mais usado. E uma forma de melhorar a imagem do serviço seria pensar que ele fosse mais efetivo, mais seguro e mais ágil.

Já que o texto está falando de tecnologia celular e fugindo um pouco do assunto mobilidade urbana, este blog repudia o tratamento dado ao usuário de telefonia celular que quando está no Metrô de SP quer enviar um SMS, um tuite, postar em algum lugar ou mesmo ligar para alguém e enfrenta dificuldades para isso. Será que a Vivo, a Oi, a TIM e a Claro esqueceram que somente no Metrô de SP são 4,5 milhões de clientes todo dia? Melhorar e ampliar a rede de voz e de dados deveria ser prioridade. Em 2013 ficar ilhado ou acontece no Brasil ou em algum desastre natural em outro pais.

Fonte da Notícia: Via Trólebus

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