Segunda maior cidade de São Paulo (e sem nenhuma linha férrea),
Guarulhos, na Grande São Paulo, entrou no radar do governo do Estado
para a expansão do metrô. Uma atualização do projeto de prolongamento da
Linha 2-Verde agora prevê a construção de duas estações metroviárias na
cidade, embora longe do centro.
As duas paradas - Ponte Grande e Dutra - ficarão na área sudoeste do
município, perto da Rodovia Dutra. De acordo com um relatório
apresentado pela Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, a
estação terminal será construída num terreno ao lado do Shopping
Internacional, no bairro de Itapegica.
O plano original era a Estação Dutra ainda em solo paulistano, no
Parque Novo Mundo, na zona norte, a cerca de 400 metros do limite com
Guarulhos, do outro lado da Rodovia Fernão Dias. A decisão revela a
mudança de postura da gestão do Governador Geraldo Alckmin sobre
investimentos em transportes sobre trilhos no município, há anos
comandado por prefeitos petistas - o atual é Sebastião Almeida.
Com a mudança, a extensão da Linha 2 terá 13 estações e 14,4 km. A
obra, que pode começar ainda neste ano, originalmente custaria R$ 8,5
bilhões. O valor, porém, ainda não considerava a Estação Ponte Grande.
Além da ampliação da Linha 2-Verde, a cidade terá o serviço de um ramal
da CPTM, a 13-Jade, também
anunciada por Alckmin, que conectará a zona leste da capital ao
Aeroporto de Cumbica. As obras desse ramal começam neste ano.
"Para quem vem de São Paulo, vai facilitar bastante, mas para o resto
da cidade, acho que não vai mudar muito", diz a cozinheira Idalvanete
Correia Costa, de 45 anos, que mora em Santa Isabel, na região
metropolitana, e que sempre faz compras no Shopping Internacional.
"Nos últimos anos, os governos focaram muito no aeroporto e
esqueceram do resto da cidade, que precisa de mais transporte público",
afirma o operador de supermercado Luciano Geraldo da Silva, de 34 anos.
Ele trabalha há quase uma década na cidade, embora viva na zona leste de
São Paulo. Para ir trabalhar, pega dois ônibus lotados.
Situação parecida enfrenta o cozinheiro Marcelo Valentim de Oliveira,
de 39 anos, que trabalha em uma empresa na Avenida Senador Adolf
Schilling, perto de onde ficará a Estação Dutra. Morador de Guarulhos,
quando precisa ir para o metrô, tem de pegar um ônibus da EMTU até a Estação Armênia, na
Linha 1-Azul. "Está sempre cheio e o preço da viagem é alto. Fora que
ficamos muito dependentes das condições da Dutra. Qualquer chuvinha já
para tudo."
Necessidade
Em nota, o Metrô de São Paulo informou que "estudos preliminares"
constataram a necessidade de mais uma estação" no prolongamento da Linha
2-Verde, que hoje liga a Vila Prudente, na zona leste da capital, à
Vila Madalena, na zona oeste. Essa estação é a Ponte Grande, que
atenderá, em média, 11,5 mil passageiros por dia. O projeto básico será
contratado até o fim de 2013. A Estação Dutra, por sua vez, deverá
registrar 92 mil entradas por dia. Essa estação será importante, segundo
a empresa, para a integração com ônibus municipais e intermunicipais
Fonte da Notícia: Estadão
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