De Janeiro a Abril de 2013, o Metrô de São Paulo registrou 17
incidentes notáveis, evento que prejudica o funcionamento da linha. O número corresponde pelo menos a uma pane por semana.
Em nota, o Metrô informou que "as ocorrências listadas levam em
consideração a alteração da circulação dos trens por mais de cinco
minutos, interferindo na oferta programada dos trens".
O número de ocorrências é o mesmo do primeiro quadrimestre de 2012, de
acordo com o levantamento. No entanto, o Metrô não especificou as causas
das panes.
O número de falhas no Metrô mais do que dobrou em três
anos, segundo dados divulgados pelo jornal "O Estado de S.Paulo", com
base na Lei de Acesso à Informação. Em 2010, o sistema registrou 1,51
incidente notável a cada milhão de quilômetros percorridos. Em 2012, a
quantidade chegou a 3,31.
Panes constantes
Na manhã de 30.04.2013, um problema de tração em um Trem da Linha 3- Vermelha, provocou lentidão no sentido Barra Funda da via e também
na Linha 1- Azul. Usuários chegaram a andar pelos
trilhos no auge da pane.
O problema revoltou os usuários do serviço que reclamaram dos atrasos nas demais linhas por causa da paralisação.
No último dia 15.04.2013, a Linha 4-Amarela ficou
paralisada por cerca de cinco minutos, devido a uma falha no período da
tarde. O trecho que liga as Estações Luz e Butantã teve de operar com
velocidade reduzida.
Fevereiro e março têm duas panes na semama
Em março, problemas nas vias chegaram a ocorrer em dias seguidos. No dia
22, Trens da Linha 3-Vermelha do Metrô circulavam com velocidade
reduzida e maior tempo de parada nas plataformas entre as estações
Bresser-Mooca e Palmeiras-Barra-Funda das 5h56 às 8h20. E, no dia
seguinte, foi a vez de um trem da Linha-1 Azul ficar parado na Estação
Portuguesa-Tietê, no sentido Jabaquara, devido à falha no sistema de
freios.
Em 6 de março, houve um problema no equipamento que permite que os trens
mudem de via entre as estações Bresser e Belém, na Linha 3-Vermelha.
Com isso, as composições tiveram que passar com velocidade reduzida pelo
trecho, provocando lentidão e atrasos em toda a linha.
Os vagões do metrô apresentaram mais de uma pane por semana em
fevereiro. No dia 20, um defeito na porta de uma composição do Metro da Linha 2- Verde, na Estação Brigadeiro, Zona Sul de São Paulo. O trem
ficou parado na plataforma das 8h25 até as 8h32, com as portas fechadas,
causando confusão no local.
No dia 26, uma falha na tração de uma das composições na estação
Armênia, na Linha 1- Azul causou aglomeração de centenas de pessoas na
plataforma da estação Sé do metrô e confusão na hora de esvaziar o trem
com defeito na na estação Tiradentes. Dois dias depois, foi a vez de uma
composição do metrô apresentar defeito no freio na estação Chácara
Klabin. Nas redes sociais, usuários
reclamaram de estações lotadas no ramal.
Na noite do dia 6, um trem apresentou problemas entre as estações Luz e
São Bento, na Linha 1- Azul, precisando ser rebocado. Dia 30.04.2013, uma falha de tração em um trem da Linha 3- Vermelha do Metrô
de SP deixou uma composição parada e obrigou passageiros a caminharem ao
lado da linha do tremros estavam dentro dos vagões e permaneceram cerca
de 50 minutos confinados.
Já em janeiro, uma queda de energia causou a interrupção do sistema na
estação República, na linha 4-amarela, causando atrasos no início da
noite de sábado.
Superlotação
A superlotação constante dos vagões também piora a vida dos usuários do
metrô. Operando acima de 100% de sua capacidade há mais de um ano, a Linha 4- Amarela passou a orientar em janeiro que seus usuários descessem
uma estação adiante caso não conseguissem descer na estação de destino e
voltassem de graça por outro vagão.
A orientação era feita por meio de um aviso sonoro. No entanto, dias
depois a recomendação foi suspensa porque se descobriu que o usuário
gastava mais tempo no processo.
UMA FERROVIA COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES! NESTA SEGUNDA ESTREIA: SPR, UMA LENDA INGLESA. A NOVA NOVELA DO BLOG JORNAL DA CPTM.
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário