A 1.ª viagem de Metrô na cidade foi em 1974.
Mas, 86 anos antes, o engenheiro alemão Alberto Kuhlmann tentou fazer uma via
férrea que poderia ter sido o marco inicial do transporte urbano sobre
trilhos.
Foto ao Lado: Projeto de Metrô do Século XIX
Em 24 de março de 1888, ele obteve da
Assembleia Legislativa Provincial direito de explorar por 50 anos a estrutura
elevada metálica entre os Largos do Rosário e do Paiçandu – unindo o centro ao
outro lado do Anhangabaú, para onde a cidade crescia. Em 3 de junho do mesmo
ano, ele apresentou o projeto ao lado.
“É interessante que esse sistema lembra a
Parceria Público-Privada da atual Linha 4-Amarela do metrô”, compara o
historiador Guido Alvarenga, do Arquivo Histórico Municipal. “O transporte seria
por carros puxados por pequenas locomotivas a vapor”, explica Eudes Campos, no
livro Arquivo Histórico de São Paulo – História Pública da Cidade.
Kuhlmann, porém, não viu seu sonho realizado.
Como não cumpriu o prazo do contrato, teve de desmontar o que estava feito. E só
em 1892, com o Viaduto do Chá, o paulistano conseguiria atravessar o Anhangabaú.
O FERROVIÁRO. DE
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