A partir de 2013, com o início das obras de
expansão da Linha 2-Verde em direção a Guarulhos chega-se a um fato inédito na
cidade de São Paulo: cinco linhas de metrô e monotrilho em construção
simultânea. As obras em realização são o prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo
Treze-Chácara Klabin), a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e a
construção dos monotrilhos da Linha 15-Prata (Vila Prudente-Hospital Cidade
Tiradentes) e da Linha 17-Ouro (que terá ligação com o aeroporto de
Congonhas).
Hoje, São Paulo conta com uma malha metroviária
de 74,3 quilômetros e até 2014 deverá ultrapassar 100 km de extensão. No início
de 2013 está prevista a licitação de mais duas obras: a Linha 6 - Laranja
(Brasilândia-São Joaquim), de metrô convencional, e a Linha-18 Bronze
(Tamanduateí-ABC), com monotrilho.
Publicado o Edital para expansão da Linha 2
Conforme anúncio realizado na segunda-feira
(15/10) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado dos
Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi publicado nesta quarta-feira
o edital de licitação para as obras de expansão da Linha 2-Verde (que funciona
atualmente entre Vila Madalena e Vila Prudente) de Vila Prudente a Dutra.
Após a publicação do edital, as empresas
interessadas deverão apresentar propostas no dia 23/11 em Sessão Pública de
Recebimento e Abertura. E depois da análise das propostas, a Companhia do Metrô
divulgará o vencedor.
O novo trecho da Linha 2 terá 13,5 km de
extensão e 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa,
Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França,
Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá
interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura
Linha 6-Laranja de metrô (na estação Anália Franco) e também com três linhas da
CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação
Tiquatira.
Autorizado empréstimo para obras da Linha
5
A Assembleia Legislativa aprovou nesta
terça-feira (16/10) o Projeto de Lei 554/2012, de autoria do governador Geraldo
Alckmin, que autoriza a Companhia do Metrô a contratar empréstimo junto a
instituições financeiras federais no valor de R$ 1,95 bilhão.
O recurso será utilizado no prolongamento já em
obras da Linha 5-Lilás, da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, até a Estação
Chácara Klabin (local de integração com a Linha 2), passando pela estação Santa
Cruz (integração com a Linha 1). Com a conclusão dessas obras, em 2015, a Linha
5 terá 19,9 km de extensão e 17 estações, com estimativa de atender 770 mil
passageiros diários.
A Linha 5 contará, futuramente, com mais uma
ampliação já prevista: da estação Capão Redondo até o bairro de Jardim Ângela. O
novo trecho prevê 3,7 quilômetros de extensão e três estações: Parque Santo
Dias, São José e Jardim Ângela.
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