O Ministério Público de São Paulo denunciou nove pessoas pela compra de
trens que deveriam ser usados pelo Metrô na atual gestão. O problema é que os trens estão parados, envelhecendo, e ficando
sem garantia. Para o promotor, isso configura improbidade
administrativa.
Trens novinhos parados em pátios do Metrô de São Paulo e no terreno da fabricante, a CAF, em Hortolândia, no Interior de São Paulo. Segundo as investigações, os 26 trens da Frota P foram comprados por R$ 615 milhões. Dezesseis já foram entregues e dez estão na fabricante, a espera de um local para serem guardados. Na denúncia de improbidade administrativa, o promotor disse que "os trens estão abandonados e que foram vandalizados."
Trens novinhos parados em pátios do Metrô de São Paulo e no terreno da fabricante, a CAF, em Hortolândia, no Interior de São Paulo. Segundo as investigações, os 26 trens da Frota P foram comprados por R$ 615 milhões. Dezesseis já foram entregues e dez estão na fabricante, a espera de um local para serem guardados. Na denúncia de improbidade administrativa, o promotor disse que "os trens estão abandonados e que foram vandalizados."
“Esses trens já estão parados há dois anos, já estão perdendo a
garantia. Tudo que está colocado naquele trem, principalmente em questão
de eletrônica, de funcionamento não vai ter utilidade, perdeu a
utilidade”, explica o promotor de Justiça, Marcelo Milani.
Os trens foram comprados para a Linha 5-Lilás, que tem sete estações e
ainda está em expansão. Ela vai ligar o extremo da Zona Sul com outras
duas linhas que levam até o Centro de São Paulo.
O problema é que as obras de expansão atrasaram. Em 2010, o Governo de
São Paulo determinou a paralisação das licitações depois de denúncias de
irregularidades no processo. Mesmo com as obras paradas, no ano
seguinte, o Governo comprou os trens.
Sergio Avelleda, presidente do Metrô na época, e outras oito pessoas
foram denunciadas. Entre elas o ex-secretário de Transportes
Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes e o atual secretário,
Clodoaldo Pelissioni. As obras de expansão acabaram retomadas ainda em
2011, mas a previsão inicial de entrega passou de 2014 para 2018.
A investigação apontou ainda que os trens novos têm bitolas, que é a
distância entre os trilhos, de 1,372 milímetros. No entanto, o promotor
afirma que já existe um trecho da Linha 5-Lilás com trens com bitolas
maiores.
“Ou seja, os trens que ali estão, eles não têm a mesma capacidade, tem
que ser trocados no curso da mesma linha. Sem contar que tem sistema de
operação completamente diferentes por isso também os agentes públicos
estão sendo responsabilizados”, fala o promotor.
As assessorias do Governo de São Paulo, do PSDB, e do Secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni, disseram que quem fala sobre a denúncia do Ministério Público é o Metrô.
As assessorias do Governo de São Paulo, do PSDB, e do Secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni, disseram que quem fala sobre a denúncia do Ministério Público é o Metrô.
O ex-secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes,
disse que vai se inteirar do caso para prestar todos esclarecimentos
necessários.
O ex-presidente do Metrô, Sergio Avelleda, disse que desconhece o teor da ação e que esse contrato não foi assinado por ele.
A fabricante dos trens, a CAF Brasil, disse que não comenta contratos em andamento em razão das cláusulas de confidencialidade.
O Presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, um dos denunciados, falou sobre as acusações do Ministério Público
O Presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, um dos denunciados, falou sobre as acusações do Ministério Público
Fonte da Notícia: Rede Globo-Jornal Hoje
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