O Metrô terá
de redesenhar a Futura Estação Morumbi do Monotrilho, da Linha 17-Ouro,
ramal cujas obras foram retomadas, após cinco meses de
paralisação. Assim, a ligação do Aeroporto de Congonhas com a rede
metroferroviária, prometida pelo Governo Geraldo Alckmin para a
Copa do Mundo de 2014, não tem mais data para se concretizar.
As
obras da Linha 17-Ouro, suspensas em Janeiro de 2016 após desentendimentos entre o
Metrô e as empreiteiras encarregadas da obra, foram retomadas anteontem,
segundo informou o Governador. "Já estamos hoje com cem trabalhadores",
disse ontem, referindo-se a um lote de obras que prevê três estações: Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. A construção da linha é
dividida em quatro contratos. Um deles é das vigas, trens e sistemas,
assinado com um consórcio liderado pelas empresas Andrade Gutierrez
(obras) e Scomi (trens). Dois dos contratos vão para a construção das
estações. O quarto é do Pátio de Manobras Água Espraiada. Apenas o
primeiro lote, com as Estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin
Paulista e Vereador José Diniz, não sofreu paralisações até agora.
"Para
o Pátio Água Espraiada há previsão de assinatura de contrato ainda este
mês e retomada de obras em Julho de 2016", afirmou o governador. "Quanto aos
sistemas, estamos aguardando só uma decisão judicial para retomar
imediatamente. A Linha 17-Ouro teve interrupção não pelo Governo - para nós,
estava tudo ordem -, mas porque as empresas estão tendo dificuldade
frente ao momento econômico que o País está vivendo", justificou
Alckmin.
Novo atraso
A
Estação Morumbi ficará de fora dessa retomada e passará por nova
licitação. Segundo o diretor de Operações do Metrô, Mario Fioratti, os
técnicos da companhia constataram que a demanda prevista para aquela
estação, que terá conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, estava subdimensionada. Sem informar
números, explicou que os estudos apontam que a parada receberá mais
pessoas do que o primeiro projeto suportaria.
"O projeto original
não previa acesso direto da rua para a estação. O usuário teria de
entrar pela Estação Morumbi da CPTM", explicou Fioratti.
"Serão
duas estações independentes, interligadas por um mezanino que será
construído", continua o diretor. Essa nova estação será objeto de uma
licitação exclusiva, que será lançada em breve, segundo o Metrô. Um
problema dessa natureza já aconteceu quando foi feita a conexão entre as
Estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde. Depois
que a ligação entre as paradas foi aberta e a demanda nos túneis de
conexão se mostrou maior do que o previsto, a companhia passou a adotar
medidas como desligar as esteiras rolantes nos horários de pico, mudar o
piso tátil para portadores de deficiência visual e instalar divisórias
para organizar o fluxo de passageiros. Ao menos dois tumultos chegaram a
ser registrados em 2014, por causa da superlotação no local.
Obras
A
Linha 17-Ouro originalmente tinha previsão de alcançar 18 km
de extensão. Ligaria a Estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do Metrô, na
zona sul, à Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, na zona oeste
- passando, no percurso, por Congonhas e pelas Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da CPTM. O Estado revisou a promessa, cancelando
metade do ramal em Dezembro de 2015. Agora, o único trecho previsto para sair do
papel é entre Congonhas e a Marginal do Pinheiros, sem conexão com
nenhum outro ramal metroferroviário, ao menos até a conclusão da Linha 5-
Lilás.
Fonte da Notícia: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário