Obras da Linha 6-Laranja |
Em obras desde 2015, a Linha 6-Laranja deve abrir outras 10
frentes de trabalho até o final de 2016, somando ao todo 20 grupos, de
acordo com informações da Concessionária Move São Paulo, responsável
pela construção e futuramente operação da nova ligação metroviária.
A previsão é que a nova linha esteja pronta em 2020. Os trabalhos
eram previstos para serem iniciados no início de 2010, depois adiado
para 2012 e, posteriormente, para julho de 2013. Somente após a
assinatura da PPP entre o Governo Estadual e a
iniciativa privada, feita naquele ano, que o projeto de ligação sobre
trilhos entre o centro da capital paulista e a zona norte, começou de
fato a sair do papel.
A ideia de constituir uma PPP partiu do Governo Alckmin, em direção
contrária da gestão anterior onde previa apenas recursos públicos na
construção da linha.
O valor do empreendimento é avaliado em R$ 9,6 bilhões, sendo que R$
8,9 bilhões são divididos entre o Governo do Estado (50%) e o consórcio
(50%). O restante é referente às desapropriações que serão executadas
pelo Estado.
A Linha 6-Laranja vai ligar a Vila Brasilândia à Estação São Joaquim (Linha
1-Azul), com 15,9 quilômetros de extensão e 15 estações, atendendo os
bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré e Bela
Vista. Vai se integrar com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, na Futura Estação
Água Branca; Linha 4-Amarela, na Futura Estação Higienópolis-Mackenzie; e Linha
1-Azul, na Estação São Joaquim. O percurso todo será feito em 27 minutos.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: Portal Via Trólebus
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