| Obras da Linha 17-Ouro do Monotrilho paralisadas | 
 De acordo com notícia divulgada pelo jornal Valor 
Econômico, a construtora Mendes Junior deve tocar as obras do Pátio de 
manobras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. Ela foi a segunda 
colocada na licitação, perdendo para o consórcio Andrade Gutierrez e CR 
Almeida que rescindiu contrato. Falta uma certidão negativa de débito 
prometida para hoje. A ideia é assinar o contrato ainda em abril e 
retomar o canteiro de obras em Maio de 2016.
A parte de obras civis dele, como pilares e vigas, está a cargo das 
empreiteiras Andrade Gutierrez e CR Almeida e será reformulada. De 
acordo com o secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo 
Pelissioni, após a Justiça ter negado pedido de reequilíbrio feito pela 
Andrade Gutierrez, a empresa propôs ao governo terminar sua parte, mas 
com um escopo menor que o original. Irá implementar as 132 vigas que já 
tinha produzido, as vigas curvas, e fabricar mais 250 vigas que faltam. 
Depois teremos de licitar praticamente só a colocação das vigas, disse 
Pelissioni.
Com isso, ficará pendente agora a Estação Morumbi, que conecta com a Linha 9-Esmeralda e o restante da implantação das vigas. Para estes 
casos, haverá uma nova licitação.
O consórcio TIDP foi o único que não teve problema até o momento em 
tocar as obras do Monotrilho. Responsável pela construção das estações 
Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista e Vereador José Diniz, 
fez acordo com o Metrô e realizará também as obras das estações Campo 
Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan.
Já o grupo brasileiro MPE anunciou que vai sair das obras da linha. O
 consórcio participa como um dos fornecedores de material rodante, 
sistemas e sinalização. A empresa da Malásia Scomi, parceira da MPE no 
projeto, vai assumir toda a encomenda. O monotrilho é um sistema de 
transporte que circula em vias elevadas com os trens movidos a propulsão
 elétrica sobre pneus de borracha.
A Scomi diz que houve um acordo entre as partes e que a decisão de 
assumir toda a encomenda está inserida na estratégia de posicionamento 
da empresa no mercado brasileiro, onde pretende alçar voos maiores, com o
 fornecimento de trens da Linha 18-Bronze do Metrô.
Fonte da Notícia & Imagem: Portal Via Trólebus 
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