A extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos já está com o contrato assinado e as obras devem começar até o final desse ano.
O novo trecho contará com 13 novas estações e mais 14,5km de extensão, saindo da atual Estação Terminal Vila Prudente e seguindo até a Futura Estação Dutra, na cidade de Guarulhos.
Ainda serão adquiridos 35 novos trens para reforçar a frota atual e atender a demanda estimada de 1,5 milhão de passageiros por dia.
A linha teve sua última expansão em 2010, quando foram inauguradas as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
A Linha 2-Verde
Atualmente a Linha 2-Verde possui 14 estações distribuídas num
percurso total de 14,7km, saindo da estação Vila Madalena e indo até a
estação Vila Prudente. Possui integração com as linhas 1, 4 e 15 do
Metrô e Linha 10 da CPTM.
Conta com uma frota de 27 composições que circulam com intervalo
mínimo de 144 segundos, chegando a transportar 591 mil passageiros em um
único dia. O percurso total é realizado em aproximadamente 33 minutos.
Confusão de nomes e definição do traçado
Durante o período de estudos e definição do traçado, a extensão Vila
Prudente – Dutra estava sendo chamada como “Linha 15-Branca” enquanto
que o monotrilho até Cidade Tiradentes estava definido como “Linha
2-Verde”.
Essa confusão foi gerada provavelmente – e proposivalmente – para acelerar as obras do monotrilho, que utilizou uma antiga licitação
.
Somente quando as obras do monotrilho começaram é que a confusão foi resolvida ao adotarem o padrão atual, ou seja:
Somente quando as obras do monotrilho começaram é que a confusão foi resolvida ao adotarem o padrão atual, ou seja:
- • Linha 2-Verde: Trecho atual da linha somado à sua extensão, já que não haverá segmentação;
- • Linha 15-Prata: Trecho Vila Prudente – Cidade Tiradentes, seguindo a nomenclatura adotada para sistemas monotrilho.
O traçado também sofreu alterações. A ideia inicial era levar a Linha
2-Verde até o Metrô Tatuapé, mas após estudos o traçado foi alterado
para a Estação Dutra, passando pelo Metrô Penha (Linha 3-Vermelha).
Mapa de expansão da Linha 2-Verde |
Recentemente, ainda houve outra alteração: o local da Estação Dutra foi alterada para próximo ao Shopping Internacional de Guarulhos e houve a inclusão da Estação Ponte Grande antes dela.
A maior linha do Metrô de São Paulo
Com a expansão, a Linha 2-Verde passará a ter 29,2km de extensão e 27 estações, tornando-se a maior linha do Metrô. Hoje, esse título é da Linha 1-Azul, com 20,2km de extensão.
A obra está dividida em duas fases:
- • Primeira Fase: Vila Prudente – Anália Franco;
- • Segunda Fase: Anália Franco – Dutra;
O novo trecho da Linha 2-Verde fará integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô, Linha 11-Coral e Linha 12-Safira da CPTM, somando-se as transferências do trecho atual: Linha 4-Amarela, Linha 1-Azul, Linha 15-Prata e em breve com a Linha 5-Lilás (em obras avançadas).
Ainda se considerarmos o Planejamento de Transportes elaborado pela STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) em 2014, a Linha 2-Verde também se integrará futuramente com a Linha 6-Laranja, Linha 13-Jade, Linha 19-Celeste, Linha 21-Grafite e Linha 23-Magenta.
Lembrando que os estudos elaborados pela STM são revisados periodicamente, podendo sofrer alterações consideráveis além de não possuírem prazos precisos para saírem do papel.
O novo trecho será totalmente subterrâneo e para sua escavação serão utilizado dois “tatuzões” além de escavações manuais através do método NATM.
A sinalização a ser implantada será o sistema CBTC, o que possibilitará a redução do intervalo mínimo de 144s para 90s. Os trens percorrerão o trajeto Vila Madalena – Dutra em 45 minutos.
Serão adquiridos 35 novos trens para complementar a frota atual e atender o novo trecho.
O custo da obra está estimado em 6,7 bilhões de reais e o prazo de conclusão oficial é 2020.
Não há informação oficial sobre o início das obras (previstas para começar em 2015), no entanto há relatos no fórum Skyscrapercity de desapropriações e demolições nos locais das futuras estações.
O melhor caminho para o Aeroporto de Guarulhos?
Estação Terminal Vila Prudente (Linhas 2-Verde e 15-Prata) |
Como descrito no posto sobre a Linha 13-Jade,
existe uma séria limitação quanto ao trajeto entre o maior aeroporto e
maior centro financeiro do Brasil. E somente a conclusão Linha 13-Jade,
no trecho Engº Goulart – Aeroporto, não contribuirá muito para resolver esse problema.
Com o futuro trecho da Linha 2-Verde até a Estação Dutra, o problema poderá até ser minimizado, mas não totalmente resolvido. O motivo é que ainda não haverá uma ligação direta entre a linha 2-Verde e a Linha 13-Jade, sendo necessário utilizar o trecho da já saturada Linha 12-Safira da CPTM.
Somente a possível extensão da Linha 13-Jade até a Estação Tiquatira possibilitará uma ligação rápida entre a Avenida Paulista e o Aeroporto de Guarulhos, com um tempo próximo de 45 minutos
Fugido do Centro de São Paulo
Talvez uma das principais vantagens do futuro trecho é a
possibilidade dos moradores da Zona Leste irem até a região da Avenida
Paulista através da integração na Estação Penha. Ou seja, não será mais
necessário seguir até as lotadíssimas estações centrais – Sé, Brás e Luz
– e utilizarem a Linha 1-Azul ou Linha 4-Amarela.
Além da Vila Madalena
Há estudos para estender o outro extremo da Linha 2-Verde para além da Estação Vila Madalena. A ideia é construir mais 3 estações –
A primeira com nome indefinido, seguida pela estação Cerro Corá e
terminando na Estação Boaçava, ao lado do Cemitério da Lapa.
A intenção é que a Estação Cerro Corá faça integração com a futura Linha 20-Rosa do Metrô e a Estação Boaçava faça integração com a talvez futura Linha “Piqueri-Monte Belo” (planejamento para 2030).
Fonte da Notícia: Portal Mobiness
Imagem 1: Créditos Reservados ao Autor
Imagem 2: Créditos Reservados ao Autor
Imagem 3: Stephanie Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário