Tatuzão nas obras de expansão da Linha 5-lilás |
De acordo com levantamento do jornal Estado, as obras da Linha 5-Lilás do Metrô, ficaram R$ 1 bilhão mais caras. O Metrô culpa o solo,
imprevistos e investigações.
O custo inicial, somente com obras civis, estava em R$ 4,2 bilhão no
início das obras. Hoje já está em R$ 5,1 bihão com vários aditivos entre o
Governo do Estado e os consórcios que tocam a obra. Só em 2015, entre
maio e novembro, houve aumento de R$ 450,8 milhões.
Engenheiros do Metrô dizem que o custo maior é devido a dificuldades
encontradas no solo que não foram identificadas antes no projeto básico,
anterior a licitação, por falta de sondagens em terrenos que não haviam
sido desapropriados.
Outro motivo apontado trata-se de imprevistos encontrados durante a
obra como tubulação de serviço telefônico e de água que o projeto básico
não mostrou que existiam em alguns lugares. Ao mexer nesta estrutura, a
empresa precisou substituir 800 metros de tubos e compra novos, o que
encareceu a obra.
Por último, a investigação que ocorreu em torno da Linha 5-Lilás para
apurar um suposto conluio entre as empreiteiras contratadas gerou
atrasos na obra e o custo subiu.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólébus
Imagem de RMeier
Nenhum comentário:
Postar um comentário