Obras da Linha 17-Ouro |
De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo , uma auditoria do
TCU aprovada ontem, 30/09/2015, aponta que a
licitação das obras da Linha 17-Ouro, do Metrô, por monotrilho, não
tinha projeto básico e nem orçamento.
O Tribunal apontou que a licitação poderia ser realizada em regime
especial, onde o projeto final é feito depois da contratação porém isso
não permitia que a disputa fosse realizada sem orçamento e projeto
básico. O Metrô enviou documentos e planilhas ao TCU mostrando que havia
um projeto básico e orçamento para a Linha 17-Ouro mas, segundo o TCU, “as
informações disponibilizadas junto ao edital de licitação, constantes
dos autos, não atenderiam às exigências necessárias para sua
caracterização como um Projeto Básico adequado. Logo, a Administração
não teria condições concretas para aferir os preços praticados (…)”.
O ministro, relator do processo, José Múcio contudo afirma que o TCU
não pode seguir para averiguar possíveis responsáveis por
irregularidades pois estas tarefas teriam que ser feitas pelo Ministério
Público e pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Em nota, o metrô afirmou que prestará todos os esclarecimentos aos TCU. “O
relator do TCU reconheceu a limitação de competência do tribunal para
análise dos procedimentos licitatórios da Linha 17-Ouro, considerando,
em seu voto, a representação improcedente”, informou a companhia.
A Linha 17-Ouro deve ser entregue em 2017 e ligará o
Aeroporto de Congonhas a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Este
trecho já havia sido prometido para a Copa de 2014.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: G1-SP
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