Obras do Monotrilho da Linha 17-Ouro |
A Linha 17-Ouro do Monotrilho de São Paulo, prevista inicialmente
para ligar o Jabaquara, Aeroporto de Congonhas até a região do Estádio
do Morumbi, foi licitada de forma irregular: sem o projeto básico e sem
orçamento.
É o que aponta o TCU em representação ao Ministério Público Federal.
A forma como foi conduzida a licitação da linha do trem que deve
circular em elevados sustentados por pilastras não é condizente com a
legislação brasileira, ainda aponta o TCU.
O relatório vai ser encaminhado ao TCEe ao MPE.
As obras receberam verbas da Caixa Econômica Federal por meio de
empréstimo, por isso que são os órgãos estaduais que devem dar a palavra
final sobre se a obra deve ser paralisada até a regularização ou se
pode continuar. Se contasse com recursos do PAC por meio de investimento, o próprio TCU poderia
recomendar a suspensão, como ocorreu com um trecho do Corredor de Ônibus
Radial Leste, da administração de São Paulo.
Segundo o relatório, como não houve um projeto básico, o custo para
as obras não poderia ter sido baseado em valores reais de mercado.
Também falta na Linha 17-Ouro o relatório por parte do governo do estado
de São Paulo de sondagens geotécnicas, que apontaria as reais condições
do solo para a instalação das vigas do monotrilho.
O Metrô, responsável pelas obras do Monotrilho, diz que vai esperar
parecer do TCE e do MPE para responder eventuais questionamentos.
O Monotrilho da Linha 17-Ouro é um dos três que apresentam atrasos.
A Linha 17-Ouro do Monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros de
extensão, com 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e
região do Estádio do Morumbi ao custo de R$ 3,9 bilhões com previsão de
entrega total em 2012. Hoje, o orçamento está 41% mais caro somando R$
5,5 bilhões e a previsão para a entrega de 8 estações até 2017. O Monotrilho, se ficar pronto, não deve num primeiro momento servir as
regiões mais periféricas. Assim, os trechos entre Jabaquara e a
Aeroporto de Congonhas e entre depois da Marginal do Rio Pinheiros até a
região do Estádio São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis, estão
com as obras congeladas. Com este congelamento, não haverá as conexões
prometidas com a Linha 4-Amarela do Metrô na Futura Estação São Paulo-Morumbi, e nem com Estação Jabaquara e da Linha 1-Azul do Metrô e
Terminal Metropolitano de Ônibus e Trólebus Jabaquara, do Corredor ABD.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Marco Staffa
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