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sexta-feira, 2 de outubro de 2015

TCU afirma que faltou projeto básico e orçamento para obras da Linha 17-Ouro

monotrilho problema
Obras do Monotrilho da Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro do Monotrilho de São Paulo, prevista inicialmente para ligar o Jabaquara, Aeroporto de Congonhas até a região do Estádio do Morumbi, foi licitada de forma irregular: sem o projeto básico e sem orçamento.

É o que aponta o TCU em representação ao Ministério Público Federal.

A forma como foi conduzida a licitação da linha do trem que deve circular em elevados sustentados por pilastras não é condizente com a legislação brasileira, ainda aponta o TCU.

O relatório vai ser encaminhado ao TCEe ao MPE.

As obras receberam verbas da Caixa Econômica Federal por meio de empréstimo, por isso que são os órgãos estaduais que devem dar a palavra final sobre se a obra deve ser paralisada até a regularização ou se pode continuar. Se contasse com recursos do PAC por meio de investimento, o próprio TCU poderia recomendar a suspensão, como ocorreu com um trecho do Corredor de Ônibus Radial Leste, da administração de São Paulo.

Segundo o relatório, como não houve um projeto básico, o custo para as obras não poderia ter sido baseado em valores reais de mercado.

Também falta na Linha 17-Ouro o relatório por parte do governo do estado de São Paulo de sondagens geotécnicas, que apontaria as reais condições do solo para a instalação das vigas do monotrilho.

O Metrô, responsável pelas obras do Monotrilho, diz que vai esperar parecer do TCE e do MPE para responder eventuais questionamentos.

O Monotrilho da Linha 17-Ouro é um dos três que apresentam atrasos.

A Linha 17-Ouro do Monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros de extensão, com 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e região do Estádio do Morumbi ao custo de R$ 3,9 bilhões com previsão de entrega total em 2012. Hoje, o orçamento está 41% mais caro somando R$ 5,5 bilhões e a previsão para a entrega de 8 estações até 2017. O Monotrilho, se ficar pronto, não deve num primeiro momento servir as regiões mais periféricas.  Assim, os trechos entre Jabaquara e a Aeroporto de Congonhas e entre depois da Marginal do Rio Pinheiros até a região do Estádio São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis, estão com as obras congeladas. Com este congelamento, não haverá as conexões prometidas com a Linha 4-Amarela do Metrô na Futura Estação São Paulo-Morumbi, e nem com Estação Jabaquara e da Linha 1-Azul do Metrô e Terminal Metropolitano de Ônibus e Trólebus Jabaquara, do Corredor ABD.

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Marco Staffa

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