Frota I do Metrô de São Paulo |
Por determinação
do Governador Geraldo Alckmin, o Secretário dos Transportes Clodoaldo
Pelissioni revogou ontem 08/10/2015, a resolução que tornou
ultrassecretos por até 25
anos alguns documentos do Metrô, da CPTM e da EMTU.
O governo também vai revisar todos os pedidos de informação que foram negados até agora. Segundo o SPTV apurou, informações que são protegidas por ordem judicial ou que possam comprometer a vida e a segurança dos usuários vão continuar secretas. Essa decisão vai ser publicada no Diário Oficial do Estado hoje, 09/10/2015).
O governo também vai revisar todos os pedidos de informação que foram negados até agora. Segundo o SPTV apurou, informações que são protegidas por ordem judicial ou que possam comprometer a vida e a segurança dos usuários vão continuar secretas. Essa decisão vai ser publicada no Diário Oficial do Estado hoje, 09/10/2015).
Os documentos receberam classificação "ultrassecreta" determinada pela
Lei de Acesso à Informação, de 2012. O governo só pode se recusar a
fornecer os dados em casos especiais, que envolvam a segurança da
população, do estado, ou da defesa do território nacional. Se não houver
revogação, este documentos só poderão ser divulgados em 2040.
Alckmin disse que o pedido de sigilo foi feito pela feito na Secretaria dos Transportes do Estado de Sâo Paulo. "Tem muitas coisas ali colocadas sem nenhum sentido. Nós vamos revogar essa decisão do Metrô e só ficará, se houver necessidade, alguma coisa que possa por em risco a segurança do usuário do Metrô", disse Alckmin durante evento no Tribunal de Justiça de São Paulo dia 08/10/2015
Alckmin disse que o pedido de sigilo foi feito pela feito na Secretaria dos Transportes do Estado de Sâo Paulo. "Tem muitas coisas ali colocadas sem nenhum sentido. Nós vamos revogar essa decisão do Metrô e só ficará, se houver necessidade, alguma coisa que possa por em risco a segurança do usuário do Metrô", disse Alckmin durante evento no Tribunal de Justiça de São Paulo dia 08/10/2015
"Nós transportamos 5 milhões de pessoas. Locais de energia elétrica,
câmeras de segurança, não processo licitatórios. Isso não não há nenhuma
razão. Aliás, eu até pedi ao secretário Clodoaldo. Ele pediu 30 dias
para rever tudo isso e eu falei, não, você vai reduzir esse prazo e faça
isso mais rapidamente."
O sigilo foi colocado em Julho de 2014, no auge das investigações sobre o cartel do Metrô.
Também nesta quarta, o Ministério Público de Contas do Tribunal de
Contas do Estado apresentou uma representação, acatada pelo
conselheiro Roque Citadini, que proferiu despacho dando prazo de cinco
dias para que o secretário de transportes explique detalhadamente o que
significa a resolução proferida. O despacho proferido foi apresentado
durante realização de sessão do pleno do TCE.
Citadini, responsável pela análise das contas anuais da STM em 2015, pediu que o secretário responda sobre o rol integral de documentos qualificados como sigilosos e o nome da autoridade responsável pela classificação de cada um deles; a fundamentação utilizada, assim com a descrição da situação fática concreta que justificou a medida; a indicação da Lei de Acesso à Informação em que se enquadra cada ato; e a comprovação do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Citadini, responsável pela análise das contas anuais da STM em 2015, pediu que o secretário responda sobre o rol integral de documentos qualificados como sigilosos e o nome da autoridade responsável pela classificação de cada um deles; a fundamentação utilizada, assim com a descrição da situação fática concreta que justificou a medida; a indicação da Lei de Acesso à Informação em que se enquadra cada ato; e a comprovação do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
O sigilo imposto aos documentos em 2014 foi revelado em reportagem da edição desta terça do jornal "Folha de S.Paulo".
Para Natália Paiva, diretora-executiva da Transparência Brasil, a medida é autoritária. "Fere a lei de acesso à informação", disse. Ela acrescentou que, neste caso não faz sentido esconder informações. “A maioria dos documentos que estão ali dizem respeito a compras públicas, sindicâncias, andamento de obras. Tudo isso é de interesse da população e não põe em risco nenhuma estratégia nacional.”
Para Natália Paiva, diretora-executiva da Transparência Brasil, a medida é autoritária. "Fere a lei de acesso à informação", disse. Ela acrescentou que, neste caso não faz sentido esconder informações. “A maioria dos documentos que estão ali dizem respeito a compras públicas, sindicâncias, andamento de obras. Tudo isso é de interesse da população e não põe em risco nenhuma estratégia nacional.”
“Isso foi feito não pelo governador, foi feito na Secretaria dos
Transportes e já determinei que seja feita uma reavaliação", disse o
tucano em evento em Presidente Prudente, interior do estado. "Se não
houver nenhum risco para os usuários do Metrô, nenhum problema, vai ser
tudo liberado. Então nós já determinamos que seja feita uma
reavaliação."
O Secretário de Transportes Públicos do Estado de São Paulo, Clodoaldo
Pelissioni, disse ao SPTV que a secretaria deve terminar em um mês a
avaliação sobre o sigilo dos documentos. Afirmou ainda que defende a
transparência da informação.
Atrasos
Obras do Metrô e da CPTM apresentam atrasos e falhas operacionais ocorrem com frequência no sistema metroferroviário.
Um texto, publicado na página do Metrô na internet no dia 27/12/2012, dizia que a expansão da Linha Lilás deveria ficar
pronta ainda esse ano.
O prolongamento tem 11 km de extensão e começa na Estação Largo Treze,
em Santo Amaro, e vai até a Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. Mas durante
uma visita ao canteiro de obras, no começo de maio, o Governador disse
que as obras serão concluídas em Março de 2018.
Na Zona Leste, o trajeto do Monotrilho entre as estações Iguatemi e
Terminal Vila Prudente está praticamente pronto, mas faltam as
estações. Apenas 2 das 11 estações da Linha 15-Prata foram entregues no
prazo, em 2014. Isso corresponde a 3 km dos 26 km previstos.
Em Julho de 2015, o Governo de São Paulo decidiu rescindir o contrato com o
consórcio responsável pela construção de duas das quatro estações que
ainda faltam na Linha 4-Amarela do Metrô.
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de William Molina
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