Frota K do Metrô de São Paulo |
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ontem, 06/10/2015, que vai reavaliar a decisão que tornou sigilosos por 25
anos documentos da Secretaria de Transportes Metropolitanos. A medida
dificultaria o acesso a dados sobre o Metrô, a CPTM e a EMTU.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que, por
determinação do governador Geraldo Alckmin, vai revisar todos os
procedimentos relativos à classificação de documentos que regula o
acesso às informações de suas empresas vinculadas: Metrô, CPTM, EMTU e
Estrada de Ferro Campos do Jordão.
O sigilo imposto em 2014 foi revelado em reportagem da edição desta terça do jornal "Folha de S.Paulo". Pela Lei de Acesso à Informação, de 2012, qualquer cidadão pode solicitar dados sobre serviços públicos. O governo só pode se recusar a fornecer os dados em casos especiais, que envolvam a segurança da população, do estado, ou da defesa do território nacional. O decreto foi publicado em julho no ano passado, no auge das investigações sobre o cartel do Metrô.
O sigilo imposto em 2014 foi revelado em reportagem da edição desta terça do jornal "Folha de S.Paulo". Pela Lei de Acesso à Informação, de 2012, qualquer cidadão pode solicitar dados sobre serviços públicos. O governo só pode se recusar a fornecer os dados em casos especiais, que envolvam a segurança da população, do estado, ou da defesa do território nacional. O decreto foi publicado em julho no ano passado, no auge das investigações sobre o cartel do Metrô.
Para Natália Paiva, diretora-executiva da Transparência Brasil, a
medida é autoritária. "Fere a lei de acesso à informação", disse. Ela
acrescentou que, neste caso não faz sentido esconder informações. “A
maioria dos documentos que estão ali dizem respeito a compras públicas,
sindicâncias, andamento de obras. Tudo isso é de interesse da população e
não põe em risco nenhuma estratégia nacional.”
“Isso foi feito não pelo governador, foi feito na Secretaria dos
Transportes e já determinei que seja feita uma reavaliação", disse o
tucano em evento em Presidente Prudente, interior do estado. "Se não
houver nenhum risco para os usuários do Metrô, nenhum problema, vai ser
tudo liberado. Então nós já determinamos que seja feita uma
reavaliação."
O Secretário de Transportes Públicos do Estado de São Paulo, Clodoaldo
Pelissioni, disse ao SPTV que a secretaria deve terminar em um mês a
avaliação sobre o sigilo dos documentos. Afirmou ainda que defende a
transparência da informação.
Atrasos
Obras do Metrô e da CPTM apresentam atrasos e falhas operacionais ocorrem com frequência no sistema metroferroviário.
Um texto, publicado na página do Metrô na internet no dia 27/12/2012, dizia que a expansão da Linha Lilás deveria ficar
pronta ainda esse ano.
O prolongamento tem 11 km de extensão e começa na Estação Largo Treze,
em Santo Amaro, e vai até a Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. Mas durante
uma visita ao canteiro de obras, no começo de maio, o governador disse
que as obras serão concluídas em março de 2018.
Na Zona Leste, o trajeto do monotrilho entre as estações Cidade
Tiradentes e Terminal Vila Prudente está praticamente pronto, mas faltam as
estações. Apenas 2 das 18 estações da Linha 15-Prata foram entregues no
prazo, em 2014. Isso corresponde a 3 km dos 26 km previstos
.
Em Julho de 2015, o Governo de São Paulo decidiu rescindir o contrato com o
consórcio responsável pela construção de duas das quatro estações que
ainda faltam na Linha 4-Amarela do Metrô.
Fonte da Notícia: G1-SP
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