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| Tatuzão na Futura Estação Hospital São Paulo | 
Nesta sexta-feira, dia 04/09/2015, a tuneladora Shield,
 também conhecida como "Tatuzão", partiu da Futura Estação Hospital São
 Paulo rumo à Nova Estação Santa Cruz, continuando a escavação do túnel 
nas obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô.
Essa máquina Shield, uma
 das três que estão em operação nas obras, é responsável pela construção
 do túnel no trecho entre o Poço Bandeirantes e a Estação Chácara 
Klabin. Desde que começou os trabalhos, já passou pelas estações 
Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor deixando prontos 3,38 km do túnel de 
um total de 5,74 Km com a instalação de 2.254 anéis de revestimento 
estrutural.
A
 tuneladora, que tem uma roda de corte com 10,58m de diâmetro, 75m de 
comprimento e pesa 1.900 toneladas, tem a capacidade de escavar 15 
metros por dia,  em média, e ao mesmo tempo em que perfura o solo 
instala o revestimento estrutural do túnel.
É
 a primeira vez na história do Metrô que três tuneladoras trabalham 
simultaneamente em uma mesma linha. As outras duas máquinas estão em 
operação no lote 3, escavando um trecho de 4100 metros. Até o momento, 
uma delas escavou 2.925 metros e, a outra, 3.340 metros.
Prolongamento da Linha 5-Lilás gera 5.500 empregos
Para
 a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 
bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Esse empreendimento gera 
5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 
2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa 
Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; 
AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A 
previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa
 linha quando a operação for plena.
Fonte da Notícia: Metrô
Imagem: Metrô
 
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