Tatuzão das obras da Linha 5-Lilás |
Semana passada, a tuneladora Shield, partiu da Futura Estação Hospital São Paulo rumo à nova Estação Santa Cruz, continuando a
escavação do túnel nas obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô.
Essa
máquina Shield, é responsável pela construção do túnel no trecho entre o
Poço Bandeirantes e a Estação Chácara Klabin. Desde que começou os
trabalhos, já passou pelas estações Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor
deixando prontos 3,38 km do túnel de um total de 5,74 Km com a
instalação de 2.254 anéis de revestimento estrutural.
A
tuneladora, que tem uma roda de corte com 10,58m de diâmetro, 75m de
comprimento e pesa 1.900 toneladas, tem a capacidade de escavar 15
metros por dia, em média, e ao mesmo tempo em que perfura o solo instala
o revestimento estrutural do túnel.
As outras duas máquinas estão em operação no lote 3, escavando um trecho de 4100 metros. Até o momento, uma delas escavou 2.925 metros e, a outra, 3.340 metros.
Para a
expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7
bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Esse empreendimento gera
5.500 empregos diretos. Após a Estação Adolfo Pinheiro, entregue em
2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa
Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema;
AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A
previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa
linha quando a operação for plena.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de Edson Lopes Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário