O
61º Congresso da UITP
premiou quatro projetos brasileiros pela inovação e pioneirismo em ações
que proporcionam bem-estar e, com isso, colaboram para o fortalecimento
do sistema de transporte público. Ao todo, a UITP analisou mais de 300
cases inscritos por associações e empresas de mais de 50 países, nas
categorias “mundial” e “regional”. O evento deste ano foi realizado em
Milão, na Itália, em Junho de 2015.
Na
Premiação Regional América Latina, os vencedores foram a Prodata
Mobility Brasil, o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT)/Autopass
e o Metrô.
O
“UITP Awards” premia os projetos mais inovadores desenvolvidos nos
últimos dois anos em cidades e regiões de todo o mundo, que contribuam
para o setor de transporte público e que atendam à proposta da UITP de
duplicar o mercado de transporte em todo o mundo até o ano 2025.
O Metrô foi premiado na
categoria Serviços a Clientes, entre os melhores projetos regionais,
pela qualidade do relacionamento com seus usuários. “Ações de
relacionamento inclusivas” é o título do trabalho apresentado pelo
Metrô. O case destaca as diversas ações que desenvolve com vistas à
inclusão social da população idosa e das pessoas com deficiência. Entre
as atividades sistemáticas que o Metrô desenvolve semanalmente estão as
visitas monitoradas com pessoas idosas, com o objetivo de orientá-las
sobre o uso do sistema metroviário de transporte com a máxima segurança,
incluindo a prevenção de comportamentos de risco. É o Programa
Experiente Cidadão.
O
Metrô paulista também mantém parcerias com instituições de reabilitação
para treinamento do deslocamento do público idoso nas estações e trens,
além de valorizar a capacitação contínua dos empregados para o
atendimento às necessidades desses usuários específicos. No Metrô, há a
orientação a todos os empregados para prestar auxílio aos que necessitem
de ajuda, antes mesmo que venham solicitá-la. A locomoção dos idosos
nas estações do Metrô conta ainda com o acompanhamento de estagiários do
Programa Jovem Cidadão, que prestam auxílio também no embarque e
desembarque.
Os idosos têm atendimento preferencial nas linhas de bloqueio (catracas) das estações.
Todos
os trens dispõem de assentos preferenciais, que são identificados na
cor azul clara e em número acima do determinado por lei.
Campanhas
educativas frequentes ressaltam, em cartazes e mensagens sonoras, a
necessidade dos idosos prestarem atenção nas escadas rolantes das
estações, para segurarem nos corrimões e darem muita atenção aos
degraus. É enfatizada a utilização preferencial dos elevadores. O Metrô
produziu um “Manual do Usuário Idoso”, ilustrado e de fácil compreensão,
sempre enaltecendo o devido respeito ao cidadão com idade avançada..
Aos
usuários em geral, é realçada a importância de se evitar acidentes ao
embarcar e desembarcar dos trens, assim como nas escadas e corredores,
respeitando a presença de idosos.
Fonte da Notícia: UITP
Imagem de Concursos Atuais
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