Composição do Metrô de Londres |
A agência TFL, responsável por parte dos
transportes em Londres anunciou a assinatura do contrato que vale 760
milhões de euros com a empresa Thales para modernização do sistema de
sinalização dos trens em parte das linhas metroviárias, correspondendo a
40% dos ramais, que transportam cerca de 3 milhões de passageiros por
dia.
Será instalado o CBTC, já em 2015, com previsão de conclusão para 2023, prevendo o aumento no
fluxo de composições.
O novo contrato substitui outro que a TLF havia concedido a
Bombardier em Junho de 2011. Este ultimo foi encerrado em Dezembro de
2013, onde a agência estatal havia divulgado que “os trabalhos com a Bombardier não estavam progredindo”.
Trocar um sistema de sinalização que controla trens parece algo não
tão fácil e simples de ser executado. No sistema metroviário de São
Paulo, a instalação do CBTC já perdura desde 2008, com um certo clima de
atrito entre a operadora e a empresa Alstom, responsável pela execução
do trabalho.
O Metrô diz que a empresa não cumpre prazos, e a Alstom diz que “a responsabilidade pelo atraso na implantação do sistema está sendo discutida em processo de arbitragem”
entre as empresas. O Prazo era para que em 2014, as linhas 1-Azul,
2-Verde e 3-Vermelha estariam operando com o novo sistema, porém até
agora apenas a linha que liga a Vila Madalena ao Terminal Vila Prudente possuí a
funcionalidade nos finais de semana em caráter de teste. O Metrô espera
que o CBTC possa aumentar a capacidade de transporte em 20%.
Fonte da Notícia e Imagem: Portal Via Trólebus
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