Composição do Monotrilho da Linha 15-Prata |
A Gestão Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu ampliar o horário
de funcionamento e cobrar tarifa para passageiros usarem a Linha
15-Prata do Metrô. Mas a linha ainda não
funcionará no horário do Metrô (4h40 à meia-noite). A partir de 10/08/2015 o novo horário de operação da linha será das 7h
às 19h, e a passagem custará R$ 3,50, o mesmo valor da rede.
A informação foi divulgada por nota dia 04/08/2015. No texto, o governo do Estado não explica quando a linha vai
operar em horário normal. Também não informa qual será o prazo dessa
nova rodada de testes. Quando as obras do monotrilho começaram, a
promessa era de que esse primeiro trecho entraria em operação em março
de 2014. Os testes com passageiros completam um ano neste mês.
"Por ser um sistema de transporte inédito em São Paulo, o Monotrilho da Linha 15 terá seu horário de funcionamento ampliado
gradativamente. Durante os horários em que estiver fechado para o
público, o Metrô continuará realizando os protocolos de testes dos
equipamentos, sistemas e trens, de forma a garantir seu bom
funcionamento e permitindo que as novas composições possam ser usadas",
argumenta o texto do Metrô, sem dar mais detalhes sobre os testes.
Mudança
Será a primeira vez que o Monotrilho será testado em
horários que coincidem com horários de pico da rede. O passageiro
poderá, agora, embarcar na Estação Oratório - na Avenida Professor Luiz
Ignácio de Anhaia Melo, perto do cruzamento com a Avenida Alberto Ramos
-, pagar a tarifa de R$ 3,50, andar 2,9 quilômetros no trem elevado até a
Estação Vila Prudente (na mesma avenida) para, então, descer seis
lances de escada rolante até a plataforma, na mesma estação, da Linha
2-Verde do Metrô, onde poderá se conectar ao restante da rede
metroviária.
Números
Na mesma nota em que anuncia o fim dos testes gratuitos, o
Metrô afirma que "a Linha 15-Prata foi projetada para ser o modal de
maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil pessoas por
hora/sentido". Conta o texto que "os trens trafegam a 15 metros de
altura e têm sua operação totalmente automática".
A nota afirma ainda que, quanto estiver pronta, a linha transportará meio milhão de pessoas por dia.
Mas o texto não crava uma data para a conclusão da obra,
que foi orçada inicialmente em R$ 6,2 bilhões e deverá ter 26 km de
extensão, com 18 estações. No momento, há apenas 10% desse tamanho
disponível, com duas estações. A promessa é entregar mais 10 km de via,
com oito estações, até São Mateus, e depois fazer a entrega das estações
restantes, até Cidade Tiradentes, no extremo leste.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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