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terça-feira, 23 de junho de 2015

Governo adia prazo para estender horário de funcionamento da Linha 15-Prata


Monotrilho da Linha 15-Prata
Depois de se aposentar, o taxista Jacyr Corrêa, 78, evita ao máximo tirar o carro da garagem e prefere rodar São Paulo de Metrô. A vida dele seria mais fácil, porém, se as obras da Linha 15-Prata tivessem avançado. E se a promessa da gestão Geraldo Alckmin de ampliar o horário de funcionamento do ramal fosse cumprida.

Em Março de 2015, o Secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, disse que a linha funcionaria 12 horas por dia no início de Abril de 2015. Junho já chegou, mas ela continua aberta só das 9h às 14h. O Monotrilho hoje tem apenas 2,9 km e duas estações, Oratório e Terminal Vila Prudente.

“Eu já desisti de usar esse Monotrilho. Prefiro pegar um ônibus e ir direto para a Vila Prudente e entrar logo no Metrô. Agora, se tivesse mais estações, é óbvio que eu usaria o Monotrilho e desceria na Vila Tolstói [prevista para a 15-Prata]. Mas no ritmo que andam as coisas, eu vou morrer sem ver isso”, disse.

Inaugurado em Agosto de 2014, a nova estimativa do Metrô é que o monotrilho passe a funcionar das 7h às 19h no fim de Junho de 2015s.

O diretor de engenharia do Metrô, Walter Castro, disse que o adiamento ocorreu devido a atrasos de empresas que participam do consórcio que implanta a linha, principalmente a fabricante Bombardier, que não liberou novos trens para circulação.

Ele afirmou ainda que os atrasos na liberação dos veículos e em “ajustes nos trens, como abertura de porta e implantação de sinalização de via” já renderam multas às empresas responsáveis.

O consórcio informou que “trabalha para atender as necessidades do Metrô, mesmo considerando as limitações de infraestrutura impostas por outras empresas contratadas pelo próprio Metrô e que não são de responsabilidade da Bombardier.”

Para piorar a situação na Linha 15-Prata, por uma falha no projeto, a construção de parte das estações está parada. A Folha de S.Paulo revelou que engenheiros “descobriram” galerias de um córrego que passam embaixo das futuras estações e que estão sendo remanejadas para que as obras possam continuar.

Este foi o primeiro Monotrilho de alta capacidade a entrar em operação no Brasil. Os trens funcionam sem operadores e cada um possui sete vagões, com capacidade para 1.002 pessoas: 122 sentadas e 880 em pé.

Segundo Castro, atualmente cerca de mil pessoas usam o monotrilho por dia. Considerando que sua capacidade hoje é de 69 mil, a linha transporta diariamente apenas 1,4% do que poderia.

O Metrô diz que, quando estiver concluída, a linha terá 26,6 km e poderá transportar até 500 mil em um dia. A meta inicial era que a linha toda, com 17 estações, estivesse pronta até 2015. A nova previsão da gestão Alckmin é que três estações sejam entregues até 2016. Isso faria Jacyr Corrêa aposentar também o braço esticado para pegar um ônibus.

Fonte da Notícia: Diário da CPTM
Imagem de Francisco Giolo

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