Pesquisa

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Frota K do Metrô tem sua reforma/modernização concluída

Composição K24 do Metrô de São Paulo
Metrô recebeu a ultima composição da Frota K semana passada, a K02. O Trem esta no pátio Belém da companhia e deve iniciar o processo de testes para então ser inserido na frota da Linha 3-Vermelha. 

As 25 composições que foram reformadas são dos anos de 1979 a 1986, e foram produzidas originalmente pelo consórcio Francoral/Société MTE/JS/BBC/TCO/Cobrasma, na fábrica desta última localizada no município de Sumaré (hoje Hortolândia).

O consórcio responsável pela reforma foi o MTTrens, que é composto pelas empresas Grupo MPE, Temoinsa e T/Trans. A modernização foi feita na cidade de Três Rios no Rio de Janeiro, onde as composições foram e voltaram pela antiga ferrovia Central do Brasil.

Antiga composição C17 do Metrô de São Paulo
A emblemática frota K é apontada pelo sindicato dos metroviários como problemática, onde panes como descarrilamento, superaquecimento e até abertura de portas em movimento são listadas em ocorrências denunciadas pelos trabalhadores. O Metrô no entanto afirma que a frota passa pelo mesmo rigoroso processo de manutenção em que as outras composições são submetidas.

Problemática ou não, a Frota K é a série que possuí o maior número de trens em operação, e foi o conjunto de composições que teve seus trabalhos de reforma mais rápidos, sendo a única série que foi modernizada no prazo de 2014.

Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagens de Samuel Tuzi e William Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário