| Mapa da Futura Linha 18-Bronze | 
 O Governo do Estado admitiu  que não vai conseguir cumprir
 a promessa de dar início às obras do Monotrilho do ABC em 2014. A Linha
 18-Bronze vai ligar São Bernardo à Estação Tamanduateí, na capital 
"A Linha 18-Bronze começa no primeiro trimestre do ano que vem", prometeu o Governador Geraldo Alckmin, durante evento de inauguração da Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir 
Fernandes, impasses a respeito das desapropriações atrasaram o 
cronograma.
"Ainda está pendente a questão do detalhamento das compensações com os 
municípios. Por exemplo: uma área pública [que será desapropriada] em 
que há uma quadra esportiva, então tem que ser resposta aquela quadra. 
Cada um dos quatro municípios está discutindo esses detalhes. É pra 
fevereiro, janeiro ou março que nós vamos começar a obra física", 
explica o secretário.
Verba federal pendente
O Governo do Estado ainda aguarda a liberação de verbas federais 
prometidas para investimentos na CPTM e no Metrô. Serão R$ 590 milhões 
destinados a reforma de estações de trem, o que inclui paradas da Linha 
10-Turquesa. Sem os recursos da União, as obras não saem do papel.
"Estamos com todo o processo parado para licitar, não pode lançar a 
licitação sem dinheiro", afirma o secretário Jurandir Fernandes. "A 
presidente Dilma se dispôs a vir a São Paulo nos próximos dias e estamos
 aguardando que se concretize".
Linha 18-Bronze
A Linha 18-Bronze terá 14,9 km de extensão e vai atender São Paulo, São 
Caetano, Santo André e São Bernardo. Terá 13 estações: Tamanduateí, 
Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, 
Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, 
Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma 
Dutra.
Em abril, a licitação do monotrilho do ABC foi suspensa pelo Tribunal de
 Contas do Estado, por causa de indícios de conluio. A 
concorrência foi retomada em maio, quando o governo de São Paulo acatou 
recomendação do TCE e refez o edital. Em julho, foi divulgado que o 
único interessado no certame, o consórcio "ABC Integrado", havia vencido
 a disputa. O custo da obra é de R$ 4,2 bilhões.
Fonte da Notícia: Diário da CPTM 
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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