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segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Obras da Linha 18-Bronze começam em 2015

Mapa da Futura Linha 18-Bronze
O Governo do Estado admitiu  que não vai conseguir cumprir a promessa de dar início às obras do Monotrilho do ABC em 2014. A Linha 18-Bronze vai ligar São Bernardo à Estação Tamanduateí, na capital

"A Linha 18-Bronze começa no primeiro trimestre do ano que vem", prometeu o Governador Geraldo Alckmin, durante evento de inauguração da Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, impasses a respeito das desapropriações atrasaram o cronograma.

"Ainda está pendente a questão do detalhamento das compensações com os municípios. Por exemplo: uma área pública [que será desapropriada] em que há uma quadra esportiva, então tem que ser resposta aquela quadra. Cada um dos quatro municípios está discutindo esses detalhes. É pra fevereiro, janeiro ou março que nós vamos começar a obra física", explica o secretário.

Verba federal pendente

O Governo do Estado ainda aguarda a liberação de verbas federais prometidas para investimentos na CPTM e no Metrô. Serão R$ 590 milhões destinados a reforma de estações de trem, o que inclui paradas da Linha 10-Turquesa. Sem os recursos da União, as obras não saem do papel.

"Estamos com todo o processo parado para licitar, não pode lançar a licitação sem dinheiro", afirma o secretário Jurandir Fernandes. "A presidente Dilma se dispôs a vir a São Paulo nos próximos dias e estamos aguardando que se concretize".

Linha 18-Bronze

A Linha 18-Bronze terá 14,9 km de extensão e vai atender São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Em abril, a licitação do monotrilho do ABC foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado, por causa de indícios de conluio. A concorrência foi retomada em maio, quando o governo de São Paulo acatou recomendação do TCE e refez o edital. Em julho, foi divulgado que o único interessado no certame, o consórcio "ABC Integrado", havia vencido a disputa. O custo da obra é de R$ 4,2 bilhões.
 
Fonte da Notícia: Diário da CPTM
Créditos da Imagem Reservados ao Autor

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