Antiga Estação Ponte Pequena (Linha 1-Azul) |
1) Estação Armênia se chamava Ponte Pequena
A Estação Armênia antes era chamada de Ponte Pequena, como referência
ao nome da antiga ponte da Avenida Tiradentes sobre o Rio Tamanduateí,
que contrastava-se com a já demolida Ponte Grande, sobre o Rio Tietê. Em
12 de novembro de 1985, houve a alteração para o nome atual, em
homenagem à colônia daquele país europeu na cidade de São Paulo, que
ajudaram financeiramente na construção da estação.
2) Plataforma Subterrânea da Estação Pedro II
Quem passa pelo andar térreo da Estação Pedro II da Linha 3-Vermelha
pode ver que existe uma plataforma subterrânea inutilizada. Lá era
previsto transferência para a Linha Sudeste–Sudoeste, o que podemos
entender como a Linha 4-Amarela.
3) Operadores não conduzem o trem
Se quando o trem do metrô faz frenagens bruscas e você culpa o
operador da composição, esta fazendo isso errado. O funcionário que esta
na cabine da composição acompanha os sistemas do trem, e não o conduz
salve algumas exceções. Até as portas na maioria das vezes são abertas
pelo sistema controla os trens. Porem, em caso de qualquer anormalidade o
funcionário esta la para agir.
4) Linha 5-Lilás teve seu primeiro trecho construído pela CPTM
O Trecho entre Capão Redondo e Largo 13 foi construída pela CPTM, e
era denominada “Linha G”. Em 2001, o Governo do estado de São Paulo
transferiu a operação da Linha para o Metrô, passando-se a chamar-se
“Linha 5-Lilás”. O trecho inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi
entregue à população em 20 de Outubro de 2002.
5) Estação Paraíso teria integração com uma terceira linha
Antes da reforma do piso da Estação Paraíso era possível ver próximo
ao embarque no sentido Tucuruvi uma plataforma coberta. Tratava-se do
Ramal Moema. Quando o metrô foi projetado, em 1968, ele previa a
inclusão, além da linha Norte-Sul (Atual linha 1-Azul), de dois ramais: o
Paulista (Atual linha 2-Verde) e o Moema. Este partiria da estação
Paraíso e iria em paralelo à avenida 23 de Maio, até Moema. O projeto
foi cancelado, no entanto cerca de 200 metros do ramal foram construídos
e seu trecho inicial ainda pode ser observado, na Estação Paraíso.
6) Linha 3-Vermelha iria até Guaianazes
O trecho da Linha 11-Coral da CPTM entre as estações de
Corinthians-Itaquera e Guaianazes foi construído pelo Metrô. Este trecho
seria uma continuação da Linha 3-Vermelha, e foram adquiridos 11 trens
para o percurso. Trata-se dos trens que hoje rodam na Linha 2-Verde, a
Frota E.
7) Linha 4-Amarela teria mais estações intermediárias
O trecho entre Luz e Vila Sonia teria outras estações intermediárias.
Entre as estações Butantã e São Paulo-Morumbi, estava prevista a
construção da Estação Três Poderes junto a um terminal de ônibus. Os
moradores dessa região, temendo um considerável aumento no movimento de
pessoas nas cercanias e a perda da tranquilidade do bairro, protestaram
contra o terminal de ônibus. Não havendo demanda suficiente para a
estação sem o terminal, a estação foi retirada do projeto.
Existem informações que cada saída de emergia era previsto uma parada
Fonte da Notícia e Imagem: Via Trólebus
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