Pesquisa

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sete coisas que talvez você não saiba sobre o Metrô de São Paulo


teaser31
Antiga Estação Ponte Pequena (Linha 1-Azul)
1) Estação Armênia se chamava Ponte Pequena

A Estação Armênia antes era chamada de Ponte Pequena, como referência ao nome da antiga ponte da Avenida Tiradentes sobre o Rio Tamanduateí, que contrastava-se com a já demolida Ponte Grande, sobre o Rio Tietê. Em 12 de novembro de 1985, houve a alteração para o nome atual, em homenagem à colônia daquele país europeu na cidade de São Paulo, que ajudaram financeiramente na construção da estação.

2) Plataforma Subterrânea da Estação Pedro II

Quem passa pelo andar térreo da Estação Pedro II da Linha 3-Vermelha pode ver que existe uma plataforma subterrânea inutilizada. Lá era previsto transferência para a Linha Sudeste–Sudoeste, o que podemos entender como a Linha 4-Amarela.

3) Operadores não conduzem o trem

Se quando o trem do metrô faz frenagens bruscas e você culpa o operador da composição, esta fazendo isso errado. O funcionário que esta na cabine da composição acompanha os sistemas do trem, e não o conduz salve algumas exceções. Até as portas na maioria das vezes são abertas pelo sistema controla os trens. Porem, em caso de qualquer anormalidade o funcionário esta la para agir.

4) Linha 5-Lilás teve seu primeiro trecho construído pela CPTM

O Trecho entre Capão Redondo e Largo 13 foi construída pela CPTM, e era denominada “Linha G”. Em 2001, o Governo do estado de São Paulo transferiu a operação da Linha para o Metrô, passando-se a chamar-se “Linha 5-Lilás”. O trecho inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi entregue à população em 20 de Outubro de 2002.

5) Estação Paraíso teria integração com uma terceira linha

Antes da reforma do piso da Estação Paraíso era possível ver próximo ao embarque no sentido Tucuruvi uma plataforma coberta. Tratava-se do Ramal Moema. Quando o metrô foi projetado, em 1968, ele previa a inclusão, além da linha Norte-Sul (Atual linha 1-Azul), de dois ramais: o Paulista (Atual linha 2-Verde) e o Moema. Este partiria da estação Paraíso e iria em paralelo à avenida 23 de Maio, até Moema. O projeto foi cancelado, no entanto cerca de 200 metros do ramal foram construídos e seu trecho inicial ainda pode ser observado, na Estação Paraíso.

6) Linha 3-Vermelha iria até Guaianazes

O trecho da Linha 11-Coral da CPTM entre as estações de Corinthians-Itaquera e Guaianazes foi construído pelo Metrô. Este trecho seria uma continuação da Linha 3-Vermelha, e foram adquiridos 11 trens para o percurso. Trata-se dos trens que hoje rodam na Linha 2-Verde, a Frota E. 

7) Linha 4-Amarela teria mais estações intermediárias

O trecho entre Luz e Vila Sonia teria outras estações intermediárias. Entre as estações Butantã e São Paulo-Morumbi, estava prevista a construção da Estação Três Poderes junto a um terminal de ônibus. Os moradores dessa região, temendo um considerável aumento no movimento de pessoas nas cercanias e a perda da tranquilidade do bairro, protestaram contra o terminal de ônibus. Não havendo demanda suficiente para a estação sem o terminal, a estação foi retirada do projeto. 

Existem informações que cada saída de emergia era previsto uma parada

Fonte da Notícia e Imagem: Via Trólebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário