Pesquisa

domingo, 29 de junho de 2014

Metrô investe R$ 19,4 Bilhões de Reais em obras de 4 Novas linhas; mais 3 aguardam contratação/ Metrô invests R$ 19.4 Billion Reais in works of 4 New lines; 3 more await hiring

Obras da Linha 17-Ouro na Marginal Pinheiros
Construction of Line 17-Gold on Marginal Pinheiros
O Governo de São Paulo anunciou que está investindo R$ 19,4 Bilhões de Reais na construção simultânea de quatro novas linhas de Metrô. Outras três obras de grande porte estão em fase de licitação e de contratação e devem ter os serviços iniciados no início do segundo semestre.

Atualmente estão sendo realizados o prolongamento da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin; a implantação da Linha 15-Prata, em Monotrilho, da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes; a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz); e a implantação da Linha 17-Ouro  ligando o Jabaquara a Congonhas.

Da estação de Congonhas sairá uma conexão para as estações Morumbi da CPTM e São Paulo-Morumbi do Metrô. As quatro linhas estão em obras ao mesmo tempo, segundo o Governo, para melhorar a mobilidade urbana e reduzir a dependência do transporte individual, feito em carros e motocicletas.

Brasilândia e Dutra

Além das quatro novas linhas em andamento,  já estão sendo realizadas as obras da linha Laranja, que vai ligar a Brasilândia, na zona norte da capital paulista, ao centro e a extensão da Linha 2- Verde, que funciona atualmente entre Vila Madalena e Vila Prudente, até a Rodovia Presidente Dutra, na divisa com Guarulhos.

A Linha 13-Jade da CPTM vai ligar o aeroporto de Guarulhos aos trilhos, em uma ação inédita no Brasil. A Linha 17-Ouro, de Monotrilho, que chegará ao aeroporto de Congonhas e a construção da Linha 13 da CPTM, que irá até ao Aeroporto de Cumbica, vão conferir mais mobilidade à rotina de quem mora ou trabalha em São Paulo.

Levantamentos feitos pelo Metrô de São Paulo indicam que o sistema recebe diariamente 4,7 milhões de passageiros. Em mais de 38 anos de operação comercial já transportou 22,6 bilhões de passageiros, o que corresponde a três vezes a população mundial, cerca de 15 vezes a população da China e 109 vezes a população de todo o Brasil.

Em São Paulo, atualmente o Metrô realiza cerca de 4.500 viagens por dia. Só para os serviços de manutenção, o Metrô conta com 2.,400 funcionários que se revezam em turnos. Durante o dia, 65% do grupo está atuando. À noite, 20% da equipe trabalha e os outros 15% se empenham em turnos de revezamento.

Manutenção 24 Horas

A manutenção dos trens é feita de acordo com a quilometragem rodada enquanto que a dos trilhos pode ser feita por periodicidade e por monitoramento. Para monitorar os trilhos, a equipe faz uma varredura com um caminhão ao longo da via. Nos pontos em que são encontrados danos , os técnicos utilizam um equipamento de ultrassom, similar ao utilizado em clínicas médicas, para detectar exatamente o local do problema e consertá-lo.

Outra atividade realizada todas as noites é a lavagem das vias. Com um caminhão abastecido com água de reuso, os funcionários lavam as paredes e os pisos dos túneis, o objetivo é retirar o pó que poderá trazer algum tipo de falha nos trens. A cada noite um trecho da via é limpo e em torno de um mês toda a linha é lavada.

"Me sinto muito orgulhoso. Estou quase encerrando minha carreira, mas graças a Deus criei meus filhos aqui. Já estou há 21 anos na companhia e me sinto muito satisfeito”, comenta o técnico Francisco Carlos Gedor.

Os investimentos são altos em manutenção e podem chegar a R$ 120 milhões por ano, considerando os materiais sobressalentes e equipamentos. Recentemente foram compradas duas máquinas alemãs para conserto dos trilhos.

“Com a passagem dos trens, os trilhos sofrem um desgaste natural, principalmente nos trechos de curva. Esta máquina tira as imperfeições e faz com que os trens possam correr de uma forma mais suave, sem causar nenhum tipo de desconforto ao usuário”, explica Antonio Marcio, do Centro de Controle Operacional.
 
Fonte da Notícia: Hoje São Paulo
Imagem: Metrô 
 
The Government of São Paulo announced that it is investing R$ 19.4 Billion in the simultaneous construction of four new subway lines. Three other major works are under bidding and contracting services and should be started early in the second half.
 
Currently the extension of Line 5-Lilac, between Largo and Thirteen Ranch Klabin are being conducted; the implementation of Line-15 Silver, Monorail, the Vila Prudente to Cidade Tiradentes; the second phase of Line 4-Yellow (Vila Sonia-Luz); and the implementation of Line 17 Gold-linking Jabalpur Congonhas.
 
Congonhas leave the station a connection to the Morumbi CPTM and Sao Paulo-Morumbi Metro stations. The four lines are in the works at the same time, according to the Government, to improve urban mobility and reduce dependence on private transport, done in cars and motorcycles.
 
Brasilândia and Dutra
  Green, who currently works between Vila Madalena and Vila - Besides the four new lines in progress, the works of the Orange Line, which will link Brasilândia the north of the state capital, the center and the extension of Line 2 are already being carried wise until the Presidente Dutra Highway, on the border with Guarulhos.
 
Line 13-Jade CPTM will connect the airport to the Guarulhos rails, in an unprecedented action in Brazil. Line 17-Gold, Monorail, which will arrive at Congonhas airport and the construction of CPTM Line 13, which will go to the Guarulhos International Airport, will give more mobility to the routine of those who live or work in São Paulo.
 
Surveys conducted by the São Paulo Metro indicate that the system receives 4.7 million passengers daily. In over 38 years of commercial operation has transported 22.6 billion passengers, which corresponds to three times the world's population, about 15 times the population of China and 109 times the entire population of Brazil.
In São Paulo, Metro currently holds about 4,500 trips per day. Only to maintenance services, the Metro has 2., 400 employees who work on shifts. During the day, 65% of the group is acting. At night, 20% of staff work and the other 15% are engaged in rotating shifts.
 
24 Hour Maintenance
  The train maintenance is performed according to the mileage driven while the tracks may be done by timing and monitoring. To monitor the rails, the team scans a truck along the track. The points where damages are found, technicians use one, similar to that used in medical clinics to detect the exact location of the problem and fix it ultrasound equipment.
 
Another activity is performed every evening to wash the roads. With a stocked with reuse water truck, employees wash the walls and floors of the tunnels, the goal is to remove any dust that may bring some kind of failure on the trains. Every night a stretch of track is clean and in about a month the entire line is flushed.
"I feel very proud.'m Almost ending my career, but thank God raised my children here.'m Already 21 years in the company and feel very satisfied," said coach Carlos Francisco Gedor.
 
Investments are high maintenance and can reach $ 120 million per year, considering the materials and equipment parts. Recently two German machines were purchased to repair the tracks.
 
"With the passage of the trains, the tracks suffer from natural wear, especially in stretches of the curve. This machine takes the imperfections and makes the trains can run more smoothly, without causing any discomfort to the user, "explains Antonio Marcio, the Operational Control Center.


Source of News: Hoje São Paulo
Image: Metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário