Recentemente foi suspensa a concorrência da linha 18-Bronze do Metrô
que vai ligar a Zona Sudeste da capital paulista até a cidade de São
Bernardo do Campo. O processo licitatório foi barrado pelo TCE.
Entre os motivos da ação do TCE, está o questionamento da escolha do
modal, um monotrilho que é inédito no país e ainda não operou em grande
escala. Em sua representação, o órgão solicitou subsídios técnicos a USP, por meio das faculdades de Arquitetura e
Urbanismo e Politécnica. Também foram acionados o Instituto de
Engenharia e o Crea.
Custo
Ocorreu ainda um questionamento por parte da Rede Sustentabilidade,
onde a escolha da tecnologia foi criticada sobre a afirmação que o valor
de R$ 4,6 bilhões para a construção da linha afronta o princípio da
razoabilidade e proporcionalidade, especialmente comparando-se à quantia
estimada para a construção de 150 quilômetros de via pela prefeitura de
São Paulo, por meio do BRT. O projeto da
administração Haddad custará R$ 4,7 bilhões.
O ramal bronze transportará 314 mil passageiros por dia em sua
primeira fase com 15,7 quilômetros ligando a Estação Tamanduateí à
Estação Djalma Dutra.
Prós e contras
Os críticos do monotrilho argumentam que o custo deste modal seria o
suficiente para construir uma número bem maior de corredor de ônibus. Já
os que são favoráveis usam como exemplo a Linha 15-Prata que vai
transportar 550 mil passageiros por dia. Só que este ramal vai custar
6,4 bilhões.
Sobre a capacidade do monotrilho, o Governador Geraldo Alckmin sempre
faz questão de enfatizando que o ramal será o monotrilho de maior
capacidade do mundo, transportando 48 mil passageiros por hora/sentido. E
será mesmo. O mesmo sistema que carrega mais pessoas até então é o
de Chongqing, na China, que transporta pouco mais de 25 mil
passageiros/hora.
Por outro lado, o BRT TransOeste, no Rio de Janeiro, transporta 120
mil pessoas por dia em seus 56km de extensão. A obra custou mais barata,
cerca de R$ 1,7 bilhão, que vão custar ambos os monotrilhos das Linha 15-Prata e 18-Bronze.
Afim de esclarecer nossos leitores, listamos aqui os prós e contras
de ambos os modais para que você tenhas suas próprias conclusões:
Fonte da Notícia e Imagem: Via Trólebus
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