No entanto em ambos os ramais, obras que foram prometidas para este ano sofreram atrasos.
No caso da CPTM, o Expresso leste que fará viagens entre a Luz e
Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem parar no Brás e em Tatuapé tem
atrasos nas obras de modernização do sistema de sinalização a pelo menos
2 anos. O CBTC que custou € 169,6 milhões e deveria estar funcionando
no Expresso Leste junto com a Linha 10-Turquesa não saiu do papel.
Sem contar os inúmeros trechos de redução de velocidade que existe do
trecho. Mas este assunto é proibido na CPTM, e a companhia não diz o
motivo da lentidão. Apenas que está tocando obras para saná-las.
Já no Metrô, 2 frentes de trabalhos tem atraso. A primeira esta
relacionado ao sistema de sinalização, que também será o CBTC. Com prazo
de conclusão nos 3 ramais (1. 2 e 3) para 2014, apenas a linha 2 tem a
plena operação apenas aos finais de semana.
O outro, se refere a modernização dos 98 trens da empresa, que fora
prometido para 2014. Apenas cerca de 50% foi reformada. O Metrô realocou
trens de outras linhas para a lotada 3-vermelha. Ou seja: Linha 1-Azul
perdeu os trens novos da frota H (6 trens) e a 2-Verde teve 5 trens da
frota G enviados para o ramal chamado antigamente de Leste-Oeste.
Cabe ressaltar que no Metrô, o “buraco é mais em baixo”, e ambos os
casos tiveram alguma suspeita de corrupção. No caso da reforma, o
contrato foi suspenso. Já no caso da troca da sinalização, O metrô disse
“não haver “indícios suficientes de irregularidades”, ainda que a
promotoria havia pedido a suspensão.
O MPE investiga dez contratos de reforma e modernização de trens.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
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