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terça-feira, 1 de abril de 2014

No dia da mentira, confira 7 promessas não cumpridas da expansão do Metrô e na CPTM

Futura Estação Brooklin (Linha 5-Lilás) em obras- Dezembro de 2013
Todo mundo sabe que promessa de político quase sempre é uma piada. Existe uma grande diferença entre o prazo dado pelo gestor, que está sempre de olho no eleitorado e o prazo técnico, fornecido geralmente por funcionários das obras, muito mais realista. Em alusão ao dia da mentira, listamos aqui algumas destas promessas não cumpridas:

1 – Linha 4-Amarela: Entrega da segunda fase em 2009

Na atualidade a maior promessa não cumprida é a entrega das estações restantes da Linha 4-Amarela. O ramal começou a ser construído em 2004, com promessa para entrega da primeira fase para 2007, e a segunda em 2009. Resultado: Primeira fase, com seis estações foi completamente entregue em 2011 e a segunda ainda nem começou a operar.

2 – Linha 6-Laranja: Prometida para 2012

Em 2008 a previsão era de que as obras começassem até 2010, com previsão de início parcial das operações em 2012 e funcionamento total até o início de 2015. Resultado: as obras devem começar neste ano e o ramal, com muita sorte pode ser entregue em 2018. A linha em sua primeira fase vai ligar a Brasilândia até a estação São Joaquim. E em sua segunda fase (se Deus quiser) ligará a estação São Joaquim da Linha 1-Azul até a zona leste da capital, chegando até o bairro de Cidade Líder.

3 – Linha 5-Lilás: Chegada na Chácara Klabin em 2013

As obras de extensão entre o Largo Treze e a Chácara Klabin deveriam ter começado no início de 2009, mas isso só ocorreu em agosto daquele ano, o que comprometeu o recebimento de cerca de 80% do investimento previsto para a linha, de 1,3 bilhão de reais. O Metrô esperava construir a estação Adolfo Pinheiro até o ano de 2010. A estação só foi entregue neste ano. O prolongamento até o encontro com as Linhas 1 e 2 estava previsto para 2013, mas em outubro de 2010 já se trabalhava com a estimativa de ficar pronto apenas em 2014. Agora falas-se em 2015 ou 2016. As obras ficaram paradas por um tempo, depois das denuncias de cartel.

4 – Linha 17-Ouro: Entrega para Copa do Mundo.

Prometida em 2010 para inicio das operações para atender os turistas da Copa do Mundo poder ter acesso à rede hoteleira, neste ano sequer chegou o primeiro trem do ramal. A previsão (otimista) do governo do estado é para 2015. Será?

5 – Expresso Aeroporto: Operação em 2005

A ligação por trilhos é falada desde 2002, quando o Governador Geraldo Alckmin, então candidato à reeleição, prometeu que o “Expresso Aeroporto” ficaria pronto em 2005. Em 2009 o projeto ainda seria incluído no pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, mas, segundo o governo, não houve interessados nas licitações. Resultado: as obras só começaram este ano, com previsão de entrega para o ano que vem.

6 – Expansão da Linha 2-verde rumo a Dutra

Em 2012 o atual governador Geraldo Alckmin havia publicado que lançaria o edital naquele ano, e que as obras começariam em 2013. Resultado: A expansão do ramal rumo a Guarulhos ainda não teve as obras iniciadas. Falas-se em início da construção ainda este ano.

7 – Monotrilho da Linha 15-Prata prometido para 2013, mesmo sem trem.

Com inicio das obras em 2010, a Linha 15-Prata chegou a ser prometida para 2013. Com este prazo, só se os passageiros fossem a pé. O primeiro trem chegou apenas este ano. Depois que o prazo foi postergado para 2014, onde o trem ligaria a Vila Prudente até São Mateus. Resultado: Este ano apenas as estações Vila Prudente e Oratório serão entregues, com muita sorte em horário integral.

Fonte da Notícia: Via Trólebus
Imagem: Metrô

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