O dia mal começava. Às 5h51 de 24.02.2014, a Linha 2-Verde do
Metrô já travava. Uma falha na estação Sacomã paralisou a circulação.
As dificuldades para embarque afetavam as estações Alto do Ipiranga, Ana
Rosa e até Paraíso. As plataformas estavam abarrotadas. Os trens idem,
circulando lentamente.
Por volta das 7h, os usuários da Linha 1-Azul passaram a ser afetados
por paralisações. Relatos de passageiros apontavam problemas nas
estações Armênia e Jardim São Paulo, com esvaziamentos de trens,
restrições de acesso, desligamentos de escadas rolantes, paradas longas e
lentidão no fluxo das composições. Os reflexos eram muito sentidos na
estação Portuguesa-Tietê, que liga o Terminal Rodoviário ao metrô. O
excesso de usuários na plataforma e nos trens causava tensão pelo
atraso, que retardava a ida ao trabalho.
O embarque chegava a demorar 45 minutos. Pessoas reclamavam a devolução
do dinheiro dos bilhetes para que pudessem sair do local e buscar outros
meios de transporte. Algumas passavam mal. Em alguns carros não havia
ar-condicionado nem ventilação.
Funcionários contavam que o problema começou por volta de 6h50, mas as
justificativas eram desencontradas. Uma versão confirmava o relato dos
usuários sobre falhas nas estações Armênia e Jardim São Paulo. Outra,
indicava a falta de dois trens no sistema, o que teria provocado um
“buraco” nos horários e desencadeado atrasos. Segundo explicações dos
metroviários, a causa dessa ausência teria ocorrido para que os
equipamentos passassem por manutenção.
A Linha 3-Vermelha, constantemente atingida por falhas, não escapou dos
transtornos pela manhã. Desde cedo, pessoas se aglomeravam para
embarcar. Na estação Vila Matilde, por exemplo, grandes filas se
estenderam ao menos até as 8h45, com muitos usuários atrasados para
trabalhar ou estudar. Mais tarde, por volta de 11h30, outro problema.
Desta vez – por falha na estação República –, os trens circulavam com
velocidade reduzida e maior tempo de parada.
A assessoria de comunicação do Metrô informou, ainda no período da
manhã, que todos os problemas foram localizados e resolvidos. De acordo
com as informações, as linhas operariam normalmente antes das 12h. No
entanto, na Linha 3-Vermelha, às 13h30, usuários do sistema reclamavam
de superlotação na plataforma da estação Penha e de um carro parado por
falha técnica.
A reportagem é cadastrada no serviço de mensagens por SMS do Metrô, que
normalmente informa quando há “velocidade reduzida” e retorno à
“operação normal” – embora nunca indique as razões, já é um alerta que
pode servir para o usuário se vai para o sacrifício, se espera ou se vai
de ônibus. Mas não chegaram torpedos em nenhum dos respectivos
horários.
Fonte da Notícia: Rede Brasil Atual
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