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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alston nega falha de CBTC no Metrô

A Alstom negou nesta sexta-feira que o sistema chamado de CBTC, criado para solucionar a superlotação no Metrô de São Paulo, principalmente nos horários de pico, não funcione. O Metrô anunciou na quinta-feira que não irá suspender o contrato com a Alstom para a implantação do sistema.

O entendimento para a implementação do CBTC entre o governo paulista e a francesa Alstom foi firmado em 2008, durante a administração de José Serra (PSDB), ao custo de R$ 726 milhões. O sistema deveria solucionar a superlotação, principalmente nos horários de pico, por meio de intervalos menores entre os trens. No entanto, o modelo ficou conhecido pelas constantes falhas no controle e monitoramento das composições – alguns trens chegam a sumir no sistema. 

A Alstom afirmou em nota que "o sistema está funcionando corretamente na Linha 2 e a execução do contrato para modernização da sinalização está em andamento, com conclusão prevista de acordo com as condições apropriadas para alcançar a melhor solução". "A Alstom afirmou em nota que "o sistema está funcionando corretamente na Linha 2 e a execução do contrato para modernização da sinalização está em andamento, com conclusão prevista de acordo com as condições apropriadas para alcançar a melhor solução", diz a nota.

A direção do Metrô afirmou que aplicou multas de R$ 77 milhões à empresa multinacional por conta no atraso da implementação total do sistema, que deveria ter acontecido em 2010, e suspendeu os pagamentos em um ano. A Alstom também é investigada por subornos a políticos e funcionários do governo paulista, além da suposta participação em cartel para conseguir contratos no sistema de transportes de São Paulo.

Leia a nota da Alstom na íntegra:

A Alstom informa que o sistema está funcionando corretamente na Linha 2 e a execução do contrato para modernização da sinalização está em andamento, com conclusão prevista de acordo com as condições apropriadas para alcançar a melhor solução.

A extensão da Linha 2 (entre Sacomã e Vila Prudente) está sendo operada utilizando o sistema CBTC desde 2010 e desde o último 25 de agosto de 2013, a Linha 2 em toda a sua extensão (Vila Madalena a Vila Prudente) vem sendo operada em CBTC durante todos os domingos, operação esta com passageiros e de acordo com as expectativas do cliente. Esta operação aos domingos faz parte da fase de implantação, sendo que a operação durante os demais dias da semana se dará assim que o Metrô e a Alstom o tiverem definido.

Devido à complexidade do sistema de modernização das linhas 1, 2 e 3 e considerando as solicitações do cliente, foi decidido adaptar sua implementação operacional num processo considerando diversas fases.

Este contrato foi o primeiro projeto de implantação de um sistema CBTC em uma linha em operação. A decisão de atender tal proposta por parte da Alstom vem de sua experiência nesta área em outras regiões do mundo, já tendo implantado o mesmo sistema com sucesso em mais de 50 metrôs em países como Suíça, China, Itália, México e Singapura.

A Alstom já forneceu  trens e/ou  sistemas de sinalização e energia que estão em operação nas linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô de São Paulo, que juntas transportam quase 4 milhões de pessoas por dia.

A empresa está presente no Brasil há quase 60 anos e emprega mais de 5 mil pessoas que constroem soluções para a mobilidade urbana de São Paulo e outros Estados diariamente.

Fonte da Notícia: Portal Terra

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