O Metrô confirmou a realização
de um grande concurso já no 1º semestre de 2014. De acordo com
informações da assessoria de imprensa do órgão, o edital está sendo
finalizado e deve abranger todas as áreas do Metrô, com as carreiras
universitárias, técnicas, operativas e administrativas. A quantidade de
vagas a serem ofertadas deve ser definida em breve.
A informação já havia sido adiantada por Alfredo Falchi Neto, gerente de
Recursos Humanos da companhia, em entrevista exclusiva concedida em novembro de 2012. “Estamos planejando uma seleção, que
acontecerá em 2014, para todos os cargos da companhia, incluindo o de
operador de transporte metroviário (OTM-1)”, disse à época.
Atualmente, os salários do Metrô podem chegar a R$12.228,40, para o
cargo de Especialista I. Já o salário de OTM-1, cargo que exige ensino
médio completo, pode chegar a R$2.494,73. No entanto, estes valores
ainda podem ser atualizados. A validade do último concurso, realizado em
2011, para diversos cargos do órgão se encerra no dia 11 de maio de
2014. No total, 11.264 candidatos participaram da seleção, sendo que,
até novembro deste ano, foram convocadas 1.350 pessoas.
O concurso passado ofertou 63 vagas, além da formação de cadastro de
reserva, para as carreiras de Advogado Jr, Analista Desenvolvimento
Gestão Jr, Engenheiro Jr, Engenheiro Segurança Trabalho, Médico
Trabalho, Técnico Segurança Trabalho, Técnico Sistemas Metroviários,
Auxiliar Enfermagem Trabalho, Assistente Administrativo Jr, Oficial
Logística Almoxarifado I, Operador Transporte Metroviário I, Oficial
Manutenção Instalações I, Oficial Manutenção Industrial e Usinador
Ferramenteiro.
Todos os contratados passam por um período de integração, promovido pela
gerência de Recursos Humanos, para que possam conhecer um pouco mais
sobre a empresa e às áreas de atuação. “Para cargos operativos e
técnicos há treinamentos específicos. Para os OTMs-1 esse período dura
por volta de quatro meses. Os agentes de segurança têm outro tipo de
treinamento, mais complexo, que envolve a parte física”, contou Falchi.
Necessidade
De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em
Empresas de Transportes Metroviários e em Empresas Operadoras de
Veículos Leves sobre Trilhos no Estado de São Paulo, Tiago Pereira, a
necessidade de realização de novos concursos para o órgão é primordial,
para suprir a carência de funcionários. “Nós trabalhamos com um quadro
bem reduzido. Há estações que deveriam ter de quatro a cinco
trabalhadores, mas que atuam com apenas três. Além disso, no caso dos
operadores de trem, há um excesso de horas-extras”, diz. “Também há
muitos aposentados na ativa”, acrescenta. De acordo com Tiago, a
companhia vem realizando uma série de concursos internos, o que libera
mais vagas nos cargos de base, como é o caso de operador de transporte
metroviário (OTM-I). “Pensamos que um novo concurso deve contratar mais
para este cargo. No entanto, faltam funcionários em todas as áreas”,
finaliza.
DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2014
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