J43 na Estação Santos Imigrantes. Foto: Repórter Ferroviário |
Começou
a funcionar dia 22.12.2013 um sistema
que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, inicialmente o sistema só funciona aos domingos. "De
acordo com o desempenho apresentado pelo sistema, a operação nesse modo
será estendida para os sábados e posteriormente para dias comerciais",
afirma a empresa.
Chamado de CBTC, ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média.
No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras.
O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos --o que garante uma distância menor entre as composições.
Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da Linha 2-Verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.
Chamado de CBTC, ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média.
No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras.
O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos --o que garante uma distância menor entre as composições.
Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da Linha 2-Verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.
DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2014
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