Trem K05 reformado e entregue em Setembro circulou com as | portas abertas |
Trens do Metrô estação abrindo as portas em movimento, pelo menos é o que diz uma publicação da ”Carta Capital”.
De acordo com a publicação, nos últimos dias 1º e 2 de novembro, dois
trens recém-reformados da frota K (aquela que descarrilou na Barra
Funda, e abriu as portas do lado oposto na estação Santa Cecília) se
movimentaram com as portas abertas. As falhas foram registradas na Linha
3 Vermelha, por onde circulam estes trens. A reforma foi feita há menos
de três anos pelo consórcio MTTrens, liderado pela TTrans, empresa
envolvida nas denúncias de formação de cartel.
A reportagem diz que uma das composições foi a K05, que no dia 1º,
por volta das 15h, estava dando entrada na plataforma da estação Pedro
II, no centro da capital, quando a porta número 7 do carro 3 abriu-se
antes que o trem parasse completamente. Um funcionário que estava na
estação percebeu a falha e avisou imediatamente o Centro de Controle
Operacional. O carro foi esvaziado. De acordo com o relatório de falhas,
ao qual Rede Brasil Atual e Outras Palavras tiveram acesso, o operador
“isolou” o carro com problema e seguiu viagem. A matéria diz que o trem
ficou retido sob análise dos técnicos e engenheiros da Copese da empresa.
Ainda segundo a Carta Capital, no sábado 2 de novembro, o trem K01 se
movimentou com portas abertas. A falha aconteceu às 7h30 na estação
Belém, na zona leste. O problema foi parecido com o registrado no dia
anterior: a composição abriu portas antes de parar totalmente na
plataforma. No entanto, com um agravante: o trem acelerou antes de
fechá-las por inteiro. O defeito obrigou o operador a acionar os freios
de emergência para paralisar a composição, que estava no modo
automático. Os técnicos do Metrô recolheram o K01, não encontraram
anormalidades e o colocaram de volta em circulação.
Como se não bastasse, o texto ainda mostra relatos de funcionários
apontando uma possível vista grossa do Metrô: “É muito exagero uma
empresa que transporta quatro milhões de pessoas por dia usar o acaso
como controle de qualidade”, protesta um metroviário ouvido pela
reportagem, e que prefere manter o anonimato. “A companhia é uma caixa
blindada jogada no fundo do mar. Não nos dizem nada. Em caso de
acidentes graves, os primeiros a morrer seremos nós.” – diz outro.
O Metrô respondeu via twitter que “todos os trens passam por
manutenção preventiva e corretiva e que a prioridade da empresa é a
segurança dos usuários”. A companhia diz ainda que os trens não oferecem
risco aos usuários.
Fonte da
Notícia: Via Trólebus/Revista Carta Capital
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