Quando a Prefeitura concedeu a Licença Ambiental para as obras da
Linha 15-Prata, uma das condições era que fosse construída, junto a
linha, um ciclovia para compensação ambiental. Porém com a inaguraçào do
primeiro trecho (Vila Prudente – Oratório) se aproximando, a pergunta
que não quer calar: e a ciclovia deste trecho?
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, disse na quarta-feira, 30, que não sabe afirmar se a via
exclusiva para bikes sairá ao mesmo tempo deste trecho da obra, que está
sendo feita no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de
Anhaia Mello. Com isso, a autorização para o funcionamento dessa parte
do monotrilho poderá ser ameaçada.
Embora no trecho inicial, entre Vila Prudente e Oratório, a
Prefeitura não tenha exigido a ciclovia, a Secretaria Municipal do Verde
e do Meio Ambiente informou em nota que “o Metrô sinalizou que
implantaria a ciclovia inclusive a partir do Trecho 01, trecho este
licenciado pelo Estado”, pela Cetesb.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável por autorizar o
início do funcionamento da linha, revelou em nota que, caso a ciclovia
não saia do papel junto com o monotrilho, pode não conceder a permissão
para o início das atividades do ramal.
“Considerando que a implantação da ciclovia é uma das condicionantes
(exigência) a serem atendidas para a obtenção das licenças, não será
emitida Licença Ambiental de Operação – LAO do monotrilho Linha 15-Prata
caso não seja implantada a ciclovia prevista”, informou a pasta em
nota.
“A ciclovia será entregue juntamente com cada trecho, conforme a obra
for avançando”, divulgou a assessoria de imprensa do Metrô nesta
quinta-feira, 31, um dia após a fala do secretário.
Fonte
da Notícia: Via Trólebus
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