O Governador de
São Paulo, Geraldo Alckmin afirmou nesta terça-feira (19) que vai
oferecer um modelo próprio de bilhete mensal válido exclusivamente para
quem usa apenas trens do Metrô e da CPTM. O projeto foi batizado de "Bilhete Mensal dos
Trilhos".
"Cerca de 30%
das pessoas só usam trilho, só Metrô e trem, e para essas nós vamos
fazer também o bilhete mensal. Vai ter que fazer um cartão especial",
disse o governador. O valor do bilhete ainda está em estudo.
O anúncio ocorre
às vésperas de o Prefeito Fernando Haddad colocar em funcionamento
uma promessa de campanha: o Bilhete Único Mensal, previsto para estrear
no dia 30 de novembro. Alckmin anunciou nesta terça-feira também que
quando este Bilhete Único da prefeitura entrar em funcionamento
permitirá a integração com o Metrô e CPTM. "Sem o trem e o Metrô, o
interesse seria muito pequeno", disse. A expectiativa é que o valor do
Bilhete Único Mensal, considerando ônibus, trens e metrô, seja anunciado
na quinta-feira (21).
A versão
tradicional do Bilhete Único já é aceita em trens e Metrô. Quando um
passageiro utiliza em um mesmo período ônibus e transporte sobre
trilhos, ele paga o chamado valor de "integração". O passageiro que hoje
usa ônibus e Metrô paga uma tarifa de R$ 4,65, enquanto a tarifa única,
tanto dos trens quanto ônibus, é de R$ 3.
Técnicos das
duas esferas de governo estudam agora qual seria o valor da integração
para todo o mês. Segundo o prefeito Fernando Haddad, é analisada a
possibilidade de haver uma modalidade de pagamento chamada "bilhete
integração", que pode usar o próprio cartão do Bilhete Único Mensal, e
que seja válida pelo período de um mês e que também seja aceito em todos
os sistemas de transporte.
Técnicos do
estado e do município se reúnem há 60 dias para tratar da integração dos
sistema. Sem a integração, a Prefeitura previa que o Bilhete Único
Mensal custaria R$ 140. "Nós não tínhamos segurança da adesão do governo
do estado. Então, nós lançamos o preço do bilhete mensal para o ônibus.
Com base na tarifa de 3 reais, 140 reais. Isso está decidido", disse
Haddad.
Capital paulista
Segundo o diretor de gestão econômico-financeira da SPTrans, Adauto Farias, até quinta-feira (7), 120 mil pessoas tinham feito a solicitação de cadastro para obter o bilhete - o equivalente a apenas 2% do número de passageiros de ônibus, um total estimado em 6 milhões.
A Prefeitura
espera que tal índice cresça com a efetivação do projeto e uma otimista
adesão do Metrô e da CPTM. Por ora, quem utiliza os respectivos
transportes sobre trilhos não será beneficiado pelo bilhete mensal. A
economia será sentida a partir da 46° viagem de ônibus.
Eclusa
Alckmin iniciou nesta terça a construção da eclusa da barragem da Penha, na Zona Leste de São Paulo . A eclusa acrescentará 14 km ao trecho navegável do rio Tietê na região metropolitana, totalizando 55 km. Trata-se de uma estrutura que permitirá a embarcações superar obstáculos de relevo.
A estrutura será
voltada principalmente a embarcações usadas para o desassoreamento do
rio. Poderá ser usada também para transporte de materiais como concreto,
e no futuro, para o transporte de passageiros.
Segundo Alckmin,
a estrutura é importante para a macrodrenagem da capital e para o
transporte. O custo do transporte cairá de R$ 1,50 para R$ 0,50 por
tonelada transportada por barcaça. O fato estimula o uso da hidrovia em
detrimento de caminhões, segundo o governo, e traz vantagens para o meio
ambiente.
Alckmin ainda
destacou que o desassoreamento do rio, com a retirada de 5 milhões de
metros cúbicos de material assoreado, será o equivalente à construção de
65 piscinões semelhantes a um existente hoje na região do Pacaembu.
A obra será
executada pelo consórcio Cetenco/Brasília Guaiba, vencedor de licitação.
Segundo o governo do estado, a previsão de conclusão é outubro de 2015.
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